DestaquesDestrinchando

Mundo Vuca: volátil, incerto, complexo e ambíguo

Mundo Vuca: volátil, incerto, complexo e ambíguo

Destrinchando

Por Alessandra Alkimim

Você conhece o Mundo VUCA.

VUCA é um acrônimo que surgiu no vocabulário militar americano na década de 90 para traduzir os cenários instáveis e muitas vezes complexos dos campos de guerra.

Em 1998 o United States War College apresentou o conceito no relatório Training and educating army officers for the 21st Century: Implications for the United States. Após a Guerra Fria, houve a percepção de que o mundo estava multilateral, definido por volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.

Posteriormente, o termo vem sendo cada vez citado e utilizado no mundo dos negócios, e que pode ser aplicado em todo tipo de organização. Pode se dizer que o VUCA é baseado na própria gestão de riscos, pois os próprios comandantes do exército americano tinham que lidar com cenários complexos e altamente dinâmicos, onde se exigia muito de suas capacidades de sobreviver ao caos.

Traduzindo a sigla VUCA – e já em português, estamos falando de um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo.

O conceito VUCA expressa a complexidade da nossa sociedade contemporânea, devido à interconexão, interdependência e a globalização, situações que antes tinham pouco impacto no mercado, mas que agora refletem e muito em toda a nossa sociedade.

Descrevendo o VUCA… VOLATILIDADE – tudo muda o tempo todo com uma velocidade absurdamente grande; com uma frequência intensa e com um impacto que a gente desconhece; vivemos a era da modernidade líquida, o mundo escorre pelas nossas mãos tamanha a velocidade que as coisas acontecem. Um exemplo de mundo volátil: o rádio levou 38 anos pra alcançar 50 milhões de usuários. O pokemon, acreditem, levou 22 dias…

INCERTEZA – é a gente não saber o que vem depois; é a falta de previsibilidade; é saber como lidar com o inesperado; ter a capacidade e enxergar todas as opiniões; é pensar na incerteza pra tomar a decisão certa.

COMPLEXIDADE – o mundo está cada vez mais contraditório, nem tudo é tão simples quanto parece; cada vez mais as coisas estão interligadas e interconectadas, como conhecer essa interdependência¿ Como identificar a relação das coisas. A verdade é que quando mexemos em um fator, existe um resultado que pode ser provocado em outro lugar. Está cada vez mais difícil explicar o mundo de forma linear…

AMBIGUIDADE – o que vemos hoje são inúmeras interpretações para muitas coisas, vários sentidos para uma mesma questão. No mundo corporativo isso pode tornar as decisões mais arriscadas. É preciso controlar melhor o risco e saber das implicações das tomadas de decisões. Um exemplo de ambiguidade, você sabia que a rede social mais popular do mundo, o Facebook, possui 56 opções de gênero somente para o mercado americano. E a justificativa para isso é que estão expandindo a identificação dos usuários para além da dicotomia homem/mulher. Consegue entender.

O mundo de hoje está cada vez rápido, acelerado. E as organizações estão sentindo o impacto destas mudanças velozes ocasionadas pela conectividade e pelos avanços tecnológicos. Todo este movimento veloz e contínuo gera incerteza, torna as relações e situações mais complexas e ainda aumenta a ambiguidade e a imprevisibilidade sobre o futuro.

O que devemos saber é que as soluções do século XX já não são mais suficientes para dar respostas para os desafios do século XXI. E o VUCA vem pressionando cada vez mais as organizações para criarem abordagens mais criativas, inovadoras e mais ágeis.

As empresas que estão conseguindo prosperar no Mundo VUCA são aquelas que, apesar das dificuldades, são resistentes ao caos, se reinventam, são rápidas em perceber a necessidade de se refazerem em cenários complexos e imprevisíveis.

É possível fazer previsões para os próximos 10 anos? E para o ano que vem? E para o mês que vem? Sejam bem vindos ao mundo VUCA: volátil, incerto, complexo e ambíguo.

Leia mais:

Racionais MC’s

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

Definição muscular masculina

Próximo

Moda Fitness: Inverno 2019