DestaquesDestrinchando

Mundial de Motovelocidade 2016

Campeonato Mundial de Motovelocidade 2016

Mundial de Motovelocidade 2016

Por Jack Bala

Vai ficar de fora?

A categoria rainha do motociclismo mundial teve um dos melhores e mais conturbados campeonatos.

Brigas homéricas, dentro e fora das pistas deram a tônica desse mundial. Um Marc Marquez afoito demais e cometendo erros demais, abriu caminho para o mais venerado dos campeões, Valentino Rossi, brigar pelo título com seu companheiro de time Yamaha, Jorge Lorenzo, que também vinha com a faca nos dentes em busca do título e sagrou-se tricampeão.

Numa temporada recheada por erros de Marc Marquez, a briga ficou por conta dos companheiros de equipe e rivais da Yamaha (pois é, no Motogp não tem jogo de equipe, ganha o melhor), Valentino Rossi, veterano, com 9 títulos mundiais e Jorge Lorenzo, que vinha batalhando por mais um título.

Marquez seria o único a atrapalhar os pilotos da Yamaha, mas num sucessão de erros e quedas, saiu da briga, deixando o caminho para Valentino e Lorenzo disputarem quem levaria o campeonato para a Yamaha e a Yamaha, mais feliz do que nunca, ao ver seus dois pilotos disputarem o título.

Mas a coisa não ficou só nas pistas. Independente de seus erros, Marquez sempre foi um piloto muito agressivo e não se furtou de se meter na briga entre Valentino e Lorenzo, despertando assim, a ira de Valentino, que “entendeu” que ele queria prejudicá-lo em favor de Lorenzo.

E o pau comeu solto nas pistas, pois Marquez, mesmo fora da disputa pelo título, ainda gosta do pódio e não deixou barato as coisas nas pistas, acelerando como se buscasse o título. Isso levou seu rival.

E começou o falatório fora das pistas. O que se viu, foi um Valentino reclamando muito, de tudo e de todos, o que não é de seu feitio.

Já o seu rival disposto a marcar o maior número possível de pontos,  já que pra ele , o título
não era mais possível.

E o impensável aconteceu. No GP da Malásia, o penúltimo da temporada, numa disputa entre Marquez e Valentino, o campeão italiano deu um pontapé em no seu companheiro, jogando-o no chão e acabando com sua corrida.

A manobra foi considerada ilegal pelos diretores de prova, que puniram Valentino com a ultima posição do Grid na próxima corrida, o que praticamente eliminou as chances de Rossi alcançar Lorenzo, com uma diferença de apenas 7 pontos. Rossi largou em último e tentou de tudo, numa bela corrida de recuperação, que não foi o suficiente pra alcançar o Lorenzo, que ainda largou na pole e fez uma corrida impecável, vencendo de ponta a ponta.

E a coisa não ficou por aí. Parceiros de longa data, onde inclusive a empresa de Rossi cuidava de todo o material de promoção de Marc Marquez, a coisa azedou também, com o cancelamento do contrato entre os dois e a certeza de que, daqui pra frente, as coisas vão esquentar ainda mais nas pistas.

Talvez, quando vc estiver lendo isso, a temporada já tenha começado. Mas fica aqui um aviso. Não perca a melhor categoria do mundo, a mais plástica, com as melhores equipes de fábrica e os melhores pilotos do mundo em duas rodas.

É bonito de se ver, emocionante e agora, mais do que nunca, cheia de motivação nas pistas. Esse ano a coisa promete ser quente.

Destrinchando

Destrinchando

Anterior

Atletas famosos

Próximo

Iron Biker Brasil 2016