Destrinchando

Motos e cinema

Motos e cinema

Por Jack Bala

Como nosso negócio aqui são motores, vamos falar da relação das motos e filmes que foram usados e marcaram época.

Começamos pelo filme mais clássico e que com certeza lançou as motos e as atitudes rebeldes que as acompanham até hoje.

Motos e cinema

“O Selvagem” (The Wild One) ficou marcado por vários fatores, entre eles, o lançamento ao estrelato de ninguém menos do que Marlon Brando. Chega a ser difícil de acreditar que esse filme teve tanta controvérsia em seu lançamento. Ele foi oficialmente proibido no Reino Unido durante 14 anos.

No filme, uma “gangue de motociclistas criminosos” invade uma pequena cidade da Califórnia. O filme narra os problemas que esses jovens, divididos em duas gangues, causam pelas cidades onde passam, mostrando cenas de brigas e rivalidade entre elas (alguém aí já viu esse
“filme”?). Um cenário até atual para um filme rodado em 1953.

A estrela do filme, além de Brandon, é uma Triumph Thunderbird 6T,de 1950. Vale a pena assitir, nem que seja para conhecer os primórdios das motocicletas e seus usuários.

Outro filme que não pode ficar de fora e esse eu sei que a maioria assistiu, foi Easy Rider, mais conhecido por aqui como “Sem Destino”.

Nesse filme, só os atores bastam, pois temos juntos, Peter Fonda, Dennis Hopper e Jack Nicholson, que faz uma participação memorável, apesar de pequena. Ele conta a estória de dois motociclistas que viajam pelo sul e sudoeste dos EUA, com o objetivo de alcançar a liberdade.

O filme explora todo um choque de gerações, paisagens sociais e tensões nos EUA na década de 60, como a ascensão e queda do movimento hippie o uso de  drogas e estilo de vida. Vale também pela trilha sonora, que nunca sai de moda, passeando de Steppenwolf a Jimmy Hendrix. Quem já viu, vale a pena ver de novo. Quem não viu, não faz idéia do que está perdendo.

O terceiro filme que vou comentar, vale pela estória, que é real. O filme, lançado no Brasil com o título de “Desafiando Limites”, tem o nome em inglês de “The World Fastest Indian” ou a “ A Indian mais rápida do mundo”, e é baseado na estória de Burt Munro, um homem que sempre correu atrás de seus sonhos.


Interpretado por Anthony Hopkins, Munro, no final dos anos 60, toma a decisão de bater o recorde mundial para motos de menos de 1.000cc. Porém, ele não é mais nenhum jovem e com sua maturidade, constrói sua moto, buscando bater recordes mundo afora.

“Sem limites” é um filme sobre superação, onde seu protagonista faz o possível e o impossível para superar todos os obstáculos e atingir seu objetivo, que é o recorde mundial. Um comovente filme sobre dedicação e vitória.


Destrinchando

Destrinchando

Anterior

Savassi

Próximo

Com a palavra, o amor