DestaquesThiago Chiericatti

Molho a bolonhesa

Molho a bolonhesa

Molho a bolonhesa

Foto: Divulgação

Destrinchando

Molho à bolonhesa (ragù bolognese [raˈɡu boloɲˈɲeːze] em italiano) é um molho feito com carne de vaca moída, tomate e outros vegetais, tradicionalmente preparado para acompanhar tagliatelle fresco (tagliatelle al sugo).

O molho criado em Bolonha, Itália, é feito à base de tomates e carne bovina moída. Na Itália, o molho bolonhesa é feito também com carne de porco.

O importante é que ele deve sempre acompanhar as massas longas, como o tradicionalíssimo espaguete ou talharim, ou médias, como o rigatoni. O queijo parmesão ralado não pode faltar aqui no Brasil. Na Itália eles torcem o nariz quando pedimos formaggio extra na mesa.

Ingredientes:

150 g de bacon
50 g de cebola picada
50 g de cenoura picada
50 g de aipo picado
300 g de carne moída
200 g de leite
1 colherinha de noz moscada
1 colherinha de sal
1 colherinha de pimenta do reino
3/4 de xícara de molho de tomate (enlatado ou caseiro)
1/2 xícara de vinho branco

Refogue o bacon com a cebola, a cenoura e o aipo. Quando a cebola já estiver transparente, adicione a carne. Mexa sem parar para ir desfazendo a carne e não empelotar. Quando já estiver bem cozida, adicione o leite. Deixe um tempinho aquecendo e adicione a noz moscada, o sal e a pimenta do reino.

Misture bem e adicione o molho de tomate, que já deve estar pronto e pode ser enlatado ou caseiro (prefira sempre o caseiro). Deixe cozinhando até engrossar e por último adicione o vinho. Deixe só mais um tempinho no fogo e está pronto.

Tempo de cozimento:

Já viu aquelas receitas que indicam tempos de cozimento altíssimos para o molho à bolonhesa? Pode mesmo ser necessário, mas somente se você optar por não adicionar o molho pronto – e sim o tomate.

Nesse caso, o preparo acima segue o mesmo, com a diferença de que você deve adicionar os tomates picados no lugar do molho. Para quem preferir dessa forma, o ideal é deixar cozinhando por 90 minutos, mexendo sempre e, se secar, adicionando água. Isso porque o tomate precisa de tempo para amolecer e virar molho.

Leia mais:

BBD- Digital

Moda Masculina usando o xadrez

Thiago Chiericatti

Thiago Chiericatti

Thiago Chiericatti já esteve a frente de grandes restaurantes em Belo Horizonte e na Itália. Passando pelo restaurante topo do mundo, Vila Floriano e o respeitado Giussepe Trattoria em Milão. O chef Chiericatti está em grande evidencia no mercado da gastronomia por sempre ser ousado em arriscar novas receitas.

Ganho de peso
Anterior

Ganho de peso

Tecnologia e psicologia
Próximo

Tecnologia e psicologia