DestaquesDestrinchandoLucas Machado

Moda Japão

Moda Japão

Por Lucas Machado

Quem tem a curiosidade de saber mais sobre os japão e sua cultura milenar? E os seus esteriótipos? São silenciosos, disciplinados, desconfiados para uns, diferentes para outros. São amantes de artes marciais, lembrando dos Xoguns e Samurais. Os executivos recordam o modo Japonês de administrar. As mulheres seriam gueixas submissas, ou mulheres modernas que desejam maridos com salários e estatura elevados, de preferência muito ocupados para lhes dar bastante liberdade.

Apesar de o Brasil ter diversas colônias japonesas, a impressão é de muita familiaridade, mas não tem sido nada suficiente para destruir os estereótipos. Caminhamos com os mitos de origem, que ainda povoam o imaginário, até o momento em que a Toyota superou as montadoras yankes e se tornou a maior fabricante de automóveis do mundo, mesmo com as concorrentes vizinhas, Coréia e China. O modo como respeitam, tratam e cultuam a natureza em seu país, atropelam como predadores seus concorrentes externos.

Os japoneses tiveram o seu Feudalismo, criaram milícias na hora em que os Samurais tomaram conta e passaram a dominar o Estado. O Xogum fortemente submisso ao imperador – sim eles tem um imperador – período em que o coletivo importava mais do que os indivíduos.

As duas bombas atômicas, o período pós-guerra, onde sobreviver era necessário, e foi preciso recorrer à proverbial capacidade de um povo se reorganizar. Por fim, sabemos que mesmo lendo e estudando é muito difícil conhecer a sabedoria milenar onde os velhos ficam sentados e os jovens em pé, o incrível relacionamento entre pais e filhos – sim os japoneses aprenderam desde os primórdios que algumas coisas na vida não se precisa viver para se saber o que é – por isso, ouvem e respeitam os mais velhos de uma maneira ímpar.

Exportam mitos, não existe ainda nos dias de hoje uma criança que não conheça os Power Rangers, os Godzillas e Pokémons. De receptores, agora ricos e poderosos tornam-se exportadores de bens culturais.

Na moda os quimonos são os mais usados, apesar de serem mais populares, vendidos a preço baixo e confeccionados com tecido sintético. O Quimono tem toda a arte de ser vestir. O segredo está na estampa e na espessura da seda.

Os trabalhos em laca e papel também são diferenciados por local e produção. Junto com o papel, a tinta, o tinteiro e os pincéis são considerados os quatro tesouros da escrita.

Ficamos por aqui . O Japão é pequeno, mas sua cultura é muito vasta. Vamos ficar mais atentos a não nos limitarmos a olhar muito para o nosso lado. O lado de lá tá bombando. LUCAS MACHADO

Moda Japão

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

Abrasel

Próximo

Vilão ou Herói