Sem categoria

Marie Kondo

Marie Kondo

Destrinchando

Por Raissa Fortes

Virada do ano lembra férias, viagem e muitas festas. Pra muita gente também é sinal de passar mais tempo em casa, seja descansado, seja colocando a mão na massa na organização e limpeza, regados aos ensinamentos do Feng Shui, dicas de especialistas e muita expiração.

Em meio a esse cenário devastador de arrumação, uma Guru vem fazendo fama com seus métodos inovadores de ordem para o lar: Marie Kondo. É de origem japonesa, especialista em organização pessoal e autora de livros de sucesso como A mágica da arrumação e Isso me traz alegria.

Suas dicas estrearam como série da Netflix em janeiro de 2019, com o título Tidying up with Marie Kondo. Ao longo dos episódios, enquanto orienta as famílias, Kondo fornece dicas sobre como dobrar roupas e armazenar objetos pequenos, de forma simples e objetiva, baseado no que ela intitula de método KonMari. O ritual além de transformar é feito com muito amor, carinho e respeito pelos laços que cada um tem por cada objeto e como cada indivíduo se conecta com eles.

Nas palavras de The Atlantic. A nova série Netflix da guru organizacional não é sobre julgamento, decoração ou o espetáculo da bagunça. É sobre cultivar empatia pelas coisas que nos cercam.

O método KonMari se baseia por organizar por categoria e não por área, sendo subdivido por lições da seguinte forma: roupas, livros, papéis, komono (ela chama de itens variados e estão inclusas cozinha, banheiro e garagem) e objetos de valor sentimental. Toda separação dos objetos deve ser feita com a pergunta. Isso traz alegria para mim? Se a resposta for positiva, guarde com carinho. Se negativa, agradeça e descarte o objeto ou coloque para doação.

A alegria que o objeto te traz ou não é o foco da arrumação e disposição dos mesmos na casa. Na arrumação vale utilizar caixas organizadoras e até caixas de sapato. O que importa é fazer tudo de uma vez, pois segundo Kondo, o choque de ver todos os objetos espalhados nos faz refletir e até nos questionar sobre nossas formas de consumo, além de nos obrigar a guardar tudo, pois não tem como fugir!

Descartar nos faz pensar com cuidado sobre o verdadeiro propósito em sua vida. Será uma surpresa ver a quantidade de coisas que possui que já cumpriram sua função. Ao reconhecer sua contribuição, as deixe ir com gratidão e será capaz de colocar verdadeiramente em ordem as coisas que possui e toda sua vida.

Veja algumas fotos:

 

Gostou da matéria? Então me segue lá nas redes sociais @raissafortesdesign. Se você tem dúvidas e sugestões, mande seu e-mail para raissafortes@hotmail.com.

Beijuss e até!

Raissa Fortes

Raissa Fortes

Raissa Fortes é Designer de Ambientes, Desenhista, Advogada, observadora e curiosa, entusiasta do Design, das Artes e do comportamento humano.

Anterior

PORQUE HOMENS NÃO CHORAM

Próximo

Letícia Bufoni é Vice no Mundial