DestaquesDestrinchando

Marca mineira encanta segundo dia da Casa de Criadores em SP

Marca mineira encanta segundo dia da Casa de Criadores em SP

Destrinchando

Marca mineira faz moda elegante, contemporânea

Foi um sucesso a segunda participação da NotEqual na Casa de Criadores, um dos principais eventos de moda autoral e seleiro de novas marcas do país. A apresentação aconteceu na última sexta-feira (05/07) na Praça das Artes em São Paulo.

Sobre o desfile

Parangolés de Gaveta é um paralelo entre os Parangolés de Hélio Oiticica e o Butoh, um estilo de dança originado no Japão pós II Guerra. Ambos ganharam força como expressões artísticas únicas e transcendentais na década de 60. Neste contraste surgiu o verão da marca, oposição de uma energia cinética vibrante e expansiva a uma energia obscura e internalizada, em busca do retorno ao núcleo.

As formas são precisas e lineares como na geometria, porem manipuladas para lembrarem origamis, ou torcidas criando movimentos bruscos. A moulage tenta capturar esse momento da roupa “viva” e em movimento, mas na forma de uma memória, estática como numa foto.

“Os Parangolés de Gaveta exploram as possibilidades do tecido na moulage, para valorizar cada base individualmente, muitas peças foram cortadas contra o fio do tecido. Não só para buscar um caimento mais forte na roupa, mas também para enaltecer a Ourela como acabamento, essa parte do tecido tão descartada na produção”, explica o estilista Fabio Costa.

Para esta edição, recebeu apoio da Vicunha em forma de tecidos com bases naturais em algodão, mas com trama de cetim, dando um acabamento com mais brilho. Já pela TexPrima LOF, buscou na Loja Oficina tecidos texturizados tal como crepe, plissados e tweed.

As cores são os clássicos tons neutros como bege, off nudes e cinza, contrastando com o preto e marinho. Em algumas peças os tecidos foram corrompidos, em partes onde fio a fio foram retirados revelando a “alma” da trama, em outras, fitas foram tramadas uma a uma criando um trecê a formar uma imagem que brinca com a ilusão de 3D.

Beleza: Helder Rodrigues

Styling: Marcell Maia

Acessórios: Carlos Penna

Sapatos: Virgínia Barros.

Estampas: artista Luciano Ferreira, autor das colagens que viraram as estampas da coleção

 

Sobre a NotEqual

Comprometida principalmente pela busca da individualidade, seja em peças únicas, seja em uma atitude política e inclusiva, a NotEqual alia design de alto nível a preço justo.

“Por sermos uma empresa pequena, eu consigo fazer com que meu produto chegue ao mercado com um preço bem mais acessível, sem comprometer na qualidade”, explica o estilista e criador da marca Fábio Costa.

A NotEqual é um ateliê de “slow fashion”, que tem como objetivo criar moda sem gênero e sem regras. Cada peça apresenta alta qualidade e atenção aos detalhes, modelagem inovadora e beneficiamento de tecido e técnicas artesanais.

“A marca surgiu em Nova York, de um projeto do Kickstarter onde eu arrecadei uma verba de $21mil para montar um estúdio e desenvolver um estudo de ergonomia que resultou em um novo sistema de medidas baseado na proporção áurea, que é a base de toda a modelagem que faço”, conta Fabio Costa.

Foram 12 anos em solo americano, onde em 2012 participou do reality Project Runway – temp. 10, terminando a competição em 2o lugar. Na bagagem, trouxe também temporadas no estilo de grifes como Helmut Lang. “A convite American Folk Art Museum, desenvolvi um look para a exposição Folk Couture, essas peças hoje fazem parte do arquivo do museu”, conta. Nos últimos quatro anos, o estilista também se dedicou ao figurino tendo confeccionado peças para Hello Dolly, Beautiful e Whipped Cream Ballet entre outros.

Agora a marca finca os pés em Belo Horizonte. Voltar para onde tudo começou era uma ugência em tempos turbulentos.“Minha avó era costureira do bairro e esta foi minha primeira influência. Mas como moda, tudo começou pela necessidade de auto expressão e me descobrir através do estilo pessoal. Me envolvi na vida noturna muito jovem, quase criança e esta relação de se liberar pelo vestuário foi o meu interesse inicial”, finaliza.

Site: www.notequal.co

Leia mais;

Kombucha: chá emagrecedor milenar conheça seus benefícios

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

Copa do mundo feminina: essa ficou para história

Próximo

Alta intensidade X perda de peso