DestaquesLucas Machado

Manifesto Brasil

Manifesto Brasil

Manifesto Brasil

Por Lucas Machado

Nesta matéria, resolvi apresentar um manifesto, destinado a todos os estudantes, opinião pública, ao proletariado que vive da labuta diária, às pessoas de bem, à massa miserável e, principalmente, aos revolucionários de ideias e atitudes sinceras.

A todos, “dedico essas linhas, despidas de quaisquer veleidades retóricas, com o objetivo principal de esclarecer e precisar minha opinião” a respeito da omissão a que estamos sendo submetidos por nossos governantes.

Um pouco antes dos séculos XVII e XVIII, a sociedade mundial passou por várias transformações políticas, econômicas e culturais. A revolução da imprensa por Gutemberg, em 1455, a reforma protestante de Lutero, o apogeu das revoluções dos pensamentos renascentistas, em Florença e Viena, e em seguida, a publicação de ‘Riqueza das Nações” por Adam Smith.

Nascem, assim, os diversos “ismos” que marcaram a era moderna: capitalismo, socialismo, comunismo, humanismo e o iluminismo.

Os grandes pensadores, como Darwin, Marx e Freud, que formaram a tríade frequentemente citada como os influenciadores de pensamentos no mundo moderno, se estivessem vivos, com toda certeza, compartilhariam da convicção de Marx, de que, numa sociedade em que o capital prevalece e as classes sociais são totalmente distintas, o confronto é inevitável.

Já no Brasil, nossas primeiras revoluções foram revoltas. Em 1842, tivemos a revolução Liberal, em São Paulo e Minas Gerais. Já em 1850, a separatista, em Pernambuco, e a dos Farrapos, no Rio Grande do Sul.

Nas últimas décadas, começaram a aparecer grandes grupos, principalmente em oposição à situação. Atos públicos, com as ‘”diretas já””, paralisações, invasões de terras e de empresas vêm acontecendo em maior escala, devido à insatisfação completa da população.

Irmão, o Brasil não precisa de inimigos, eles estão nas entranhas do Estado, fazendo o pior de todos os terrorismos, criando medo e causando perplexidade.

Esses supostos líderes e seus comparsas legitimamente eleitos como nossos representantes, na falsa promessa de dias melhores, estão usurpando descaradamente os cofres públicos, diante de milhões de cidadãos. E os nossos presidentes têm a cara lavada pela impunidade.

Por que o povo não se revolta com o nosso governo? Por não acreditar que o dinheiro roubado via mensalão e petrolão, por exemplo, não seja nosso de fato.

O brasileiro, em sua maioria, não paga Imposto de Renda, pois ganha menos que o piso salarial, vive no mercado informal, que é fruto de uma administração medíocre, ou já vive em subemprego há muito tempo.

Ou pior, paga, sim, ICMS, PIS, IPI, CPMF, mas como esses impostos são disfarçados no preço de tudo, ninguém se dá conta. Mas, fique tranquilo, qualquer coisa é só instalar uma CPI afinal, é cult, é moderno.

Precisamos acabar com esta festa nefasta das protelações e apelações. Crime é objeto de julgamento do judiciário, comissões parlamentares de inquérito devem se ater apenas à crítica radical e de compostura do suposto parlamentar no exercício de sua função específica. Crimes como corrupção e desvio de conduta são hediondos, atentam contra a sobrevivência do povo. Tá virando caso de polícia, e não de política.

Galera, precisamos de mudanças urgentes e elas devem ser feitas com sabedoria. Não precisamos sair quebrando tudo, apesar de ser uma forma de protesto, já que uma democracia deve ter manifestações, sim, de todos os tipos. Quem sabe assim saímos dessa posição de inércia?

O governo tem de levar em considerações os questionamentos da população. Manifestar não é brincar, faz parte da ideologia da sociedade democrática.

Vamos buscar novas formas de estabelecer questionamentos. As grandes revoluções foram feitas com ideias e atitudes. Agora, se você está satisfeito, basta ficar como estamos: calados. Ou então como já disse aqui. Compra um charuto Cubano, enche a lata de Mac Donald’s e sai por ai, tirando onda de Che Guevara.

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

Califórnia

Próximo

Jack Daniel’s