DestaquesDestrinchando

Low Rider

Low Rider

O que é isso?

Os Low Rider são originários dos mexicanos, ou Chicanos, como são chamados os moradores dessa origem nos EUA.

Sua característica principal é ser muito baixo. A grande maioria tem suspensão ar, o que possibilita a mudança da altura do carro ao toque de um botão.

Low Rider
Os Low rider são geralmente carros da década de 50. Porém, pode-se ver também um grande número de carros das décadas de 40 a 60 também modificados.

A denominação também identifica os proprietários desse tipo de carro. Um Lowrider normalmente possui um grande número de acessórios, que sempre indicam a sua origem.

lrmp-0809-01-z-2btampa-lowrider-show-2b1964-chevrolet-impala-jpg

Cores chamativas, interiores decorados, muito veludo e acessórios que nos remetiam a casa de nossas avós. Placas no painel traseiro normalmente indicam a que grupo pertence o proprietário, pois assim como a maioria das tribos motorizadas, os Lowriders também se distinguem por seus grupos, clubes ou agremiações.

lowriderexhibit_01_800

O Lowriding, ou seja a arte de se personalizar esse tipo de carro, teve origem na década de 30, no sudoeste mexicano, também entre as comunidades negras, na prosperidade do pós-guerra nos anos 50.

Naquela época, o método usado para se rebaixar os carros era colocar sacos de areia (isso mesmo) nos porta malas. Depois foi substituído por outros sistemas, como cortar as molas, rebaixar a suspensão direto no chassi ou rebaixando as “mangas de eixo”, local onde se fixam os cubos das rodas.

1104_lrmp_32_o-1961_chevrolet_impala-driver_side

O objetivo era rodar o mais baixo e lento possível. Entretanto, isso resultou numa reação do departamento de veículos de lá, que proibiu que qualquer veículo tivesse a altura menor que seus eixos.

Em 1959, porém, um customizador chamado Ron Aguirre conseguiu burlar a lei, usando os primeiros sistemas a ar, constituído de bombas e válvulas derivados dos bombardeiros B-52, criando assim o primeiro sistema de suspensão a ar, que faziam os carros mudarem de altura ao toque de um botão.

Cruisin-Califas-The-Art-of-Lowriding_0093

Em 1958, com o lançamento dos Chevrolet Impala, com um chassi construído em “X”, o que permitia a perfeita adaptação do sistema pneumático, uma nova era dos Lowriders começou.

Desde a década de 90, os Lowriders se tornaram comum na cultura jovem urbana, principalmente entre os jovens da costa oeste ligados ao Hip Hop.

Hoje a cena Lowrider é bem diversificada, com muitas culturas, marcas de veículos diferentes e estilos visuais, O estilo muda, de comunidade para comunidade, mas, no entanto, sendo ainda parte importante na comunidade mexicana.

LOWRIDER-COVER-X

Uma grande variedade de eventos voltados para esse tipo de carro também acontecem, podendo ser exposições, encontros ou campeonatos, que podem ser do carro mais baixo até o que consegue efetuar saltos em altura, dança com os carros, dentre outras.

Eventos de caráter social também são frequentes e seus membros se encontram para confraternizações, churrascos e até para pegas ilegais.

No Brasil, o estilo ainda não emplacou, mas já é possível ver alguns modelos rodando por aí, alguns baseados em modelos nacionais, como o Ford Galaxie, mas a predominância ainda é pelos modelos gringos.

293771-1000-0

 

Destrinchando

Destrinchando

Anterior

Hong Kong

Próximo

Camarão com alho e alecrim