DestaquesDestrinchandoLucas Machado

Lou Reed

Lou Reed

Matheus Lopes por Lucas Machado

Não se pode falar de Punk e Rock & Roll sem antes falar de Lou Reed. Vocalista, guitarrista e compositor da banda Velvet Underground e de muito sucesso em sua longa carreira solo. Lou é um artista de personalidade forte, atitude e controvérsias.

Em uma época de muita censura e descriminação, Lou Reed ousou falar abertamente de sexo, drogas e Rock & Roll, abordando o cotidiano das ruas em suas letras. A banda Velvet Underground foi fundada em NYC no começo da década de sessenta e caiu nas graças do papa da Pop Art, Andy Warhol, que produziu e criou a arte do primeiro disco da banda intitulado “The velvet Underground & Nico”. Sem muito sucesso, Lou Reed  e seus companheiros não se importavam com nada além de sua música, sempre buscando novas tendências. As vendas do disco foram bastante fracas vendendo apenas dez mil cópias. Porém, dizem que todos que compraram acabaram montando uma banda.

Lou Reed

Andy Warhol e Lou Reed

 

O disco contava com músicas como “Waiting For The Man” que relata a espera de um usuário pelo traficante de drogas, em uma época que só se falava de amor. E “Heroin” que descreve em detalhes a sensação de um usuário de heroína em ação.

A banda influenciou e influencia até hoje milhares de pessoas de todas as classes sociais. Um dos mais ilustres foi o líder revolucionário da então Tchecoslováquia, Václav Havel, que escutava religiosamente, junto com seu grupo revolucionário, o disco Velvet Underground & Nico todos os dias como inspiração para a luta pela liberdade e igualdade social. Após a queda do comunismo, Havel foi o último presidente da extinta Tchecoslováquia (1989-1992) e o primeiro presidente da República Tcheca (1993-2003).

Vaclav Havel e Lou Reed

A banda Velvet Underground lançou mais quatro discos até se desfazer em 1973. Lou Reed lançou seu primeiro disco solo em 1971, após deixar a banda.

Em 1992, a banda fez uma “Reunion Tour” pela Europa e Estados Unidos. No dia 16 de Setembro de 1998, a pedido de Havel, Lou Reed se apresentou na Casa Branca em Washington em uma homenagem ao líder Tcheco, apresentado pelo então presidente Bill Clinton.

Em 1996 a banda Velvet Underground foi introduzida no Rock And Roll Hall Of Fame, apresentada na ocasião pela cantora e poeta Patti Smith. Lou Reed continua compondo trabalhos inéditos e se apresentando pelos palcos do mundo.

Lou Reed com Patti Smith

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

O que nos falta

Próximo

Entrevista Tico-Santa-Cruz