Blenda GirardiDestaques

líquidos saudáveis

líquidos saudáveis

líquidos saudáveis 2

Por Blenda Giradi

Há muito tempo é assim: em pelo menos uma das refeições, está o meu copo com gelo, água sem gás mesmo e um limão inteirinho exprimido.

 

Sem açúcar ou adoçante, conferindo um sabor azedinho delicioso. Para meu organismo, a sensação é de uma bucha limpando toxinas.

Aprendi a tomar água com limão. De lá pra cá, se tornou uma das minhas bebidas favoritas, perdendo só para a água de coco. Conversando com minha nutricionista sobre esse hábito, me surpreendi em como os benefícios vão além da proteção para a saúde, que muitos de nós já ouvimos falar.

E não me refiro ao tal beber água com limão em jejum somente. E sim, em colocar esta bebida como parte das refeições em geral. Podem acreditar, é gostoso. Eu, pelo menos, usufruo com prazer.

Sabe a sensação que citei, logo no início do texto, de uma bucha limpando o meu corpo? Ela tem fundamento! Segundo a nutricionista funcional Mariana Duro, “apesar do limão ser uma fruta ácida, ele auxilia na alcalinização do sangue, ou seja, deixa o pH maior que 7.

Isso é benéfico porque as células têm mais facilidade de eliminar toxinas em um ambiente alcalino, o que potencializa a perda de peso e diminui processos anti-inflamatórios”, ela diz.

E você que está lendo e pensando que limão pode irritar o estômago, isso parece ser mais uma lenda. Para a nutricionista Mariana, “o limão também é um aliado do estômago. A acidez do limão auxilia a digestão dos alimentos e reduz a produção de suco gástrico, ajudando aqueles que sofrem de refluxo.”

O doutor norte-americano David Jocker vai mais a fundo: “a água misturada com limão contém ácido cítrico, que ajuda a limpar e prevenir os depósitos de cálcio que se acumulam nas artérias. Quando estes depósitos se acumulam podem provocar uma enfermidade cardiovascular.”

No entanto, talvez a fama de associarem o limão ao processo de emagrecimento vem de encontro à esta outra afirmação do doutor Jocker: “água com limão ingerida durante as refeições reduz o índice de glicose no sangue, o que ajuda a diminuir a sensação de fome e o mantém saciado por muito mais tempo, contribuindo para a perda de peso.”

Pesquisando em artigos e conversando com profissionais especializados, é impressionante os benefícios não só do sumo mas também da casca do limão.

Me perderia compartilhando com vocês todos eles. Hoje vou me ater apenas ao caldo da fruta. Mas, se vocês pesquisarem melhor, poderão ficar como eu me deparei: Apaixonada por esta fruta tão potente para nossa saúde. Simples para o uso, fácil acesso. Porém, limão não é milagre.

Cada indivíduo responde de uma forma. De nada adianta simplesmente acrescentar esta rica frutinha sem a consulta do seu nutricionista. Ele saberá o momento adequado do seu dia e como aproveitar o melhor da fruta. Daí, vocês perceberão que o tal azedinho do limão, pode ser muito mais doce do que se imagina.

Blenda Girardi

Blenda Girardi

Bailarina profissional há mais de 20 anos. Primeira bailarina clássica em sua companhia em Belo Horizonte/MG aos 19 anos e posteriormente, dedicou-se a todos os outros estilos de dança. (Jazz, contemporâneo, jazz funk, hip hop,
samba, musicais, etc). Formada também em Educação Física, estudante de teatro e canto atualmente.

Trabalha em programas de tv, como o ‘Domingão do Faustão’, da Rede Globo de Televisão, nos quadros que necessitam de bailarinos., fotografa como modelo para campanhas, etc.

Tem um solo show intitulado ‘Samba De Ponta’; que é um misto de samba com ballet nas sapatilhas de ponta, fazendo apresentações em eventos nacionais e internacionais. Destaque para o encerramento da Copa do Mundo de Judô, transmitido ao vivo pelo SPORTV, canais Globo.

Anterior

Sentir saudade e sentir falta

Próximo

Jake Bugg Brasil