DestaquesDestrinchando

José Bechara

José Bechara

Crédito: Daniela Schneider

Destrinchando

Um dos artistas mais interessantes da cena de arte contemporanea brasileira, José Bechara está em cartaz em Belo Horizonte durante esta temporada de verão da Galeria Celma Albuquerque. “Centrifugação” é uma das mais grandiosas já expostas na cidade e os números estão aí para provar. “Foi uma exposição que durou muito tempo para planejar, a logistica foi gigante”, conta a diretora da galeria Flavia Albuquerque. Tudo isso para conseguir trazer do Rio de Janeiro esferas que variam entre 300kg e 1 tonelada, além de 18 vidros de 6ml. A mostra reúne trabalhos tridimensionais em grande escala, realizados em alumínio, mármore, madeira e vidros planos, além de pinturas sobre lona.

O conjunto é formado por trabalhos inéditos, alguns deles desenvolvidos a partir de obras anteriores, que ganharam “novas ativações, contaminados pelas demais peças e pelo espaço arquitetônico”, comenta o artista.A exposição reúne 4 instalações e pinturas, em diferentes materiais e técnicas dando prosseguimento às investigações produzidas pelo artista no campo da pintura e da escultura, com dedicada atenção as especulações sobre o espaço.A intenção instigar o visitante a fazer conexões poéticas e reflexivas a partir de sua presença no espaço da galeria. O conjunto mostra a pesquisa do artista iniciada no ano passado e que pôde ser vista em uma exposição no MAM que comemorou os seus 60 anos. “Queremos celebrar sua trajetória de destaque na arte contemporânea brasileira, que caminha lado a lado com a nossa”, conta Flávia Albuquerque, diretora da galeria.

Trajetória 

José Bechara iniciou sua trajetória com uma exposição individual no Centro Cultural Candido Mendes, no Rio de Janeiro, em 1992 no Rio de Janeiro. É representado pela Galeria Celma Albuquerque de Belo Horizonte e convidado a participar de eventos que são referências para exposição de arte contemporânea no mundo. Reconhecido internacionalmente, possui obras integrando coleções públicas e privadas, a exemplo de MAM Rio de Janeiro – coleção Gilberto Chateaubriand–BR; Centre Pompidou-FR; Pinacoteca do Estado de São Paulo–BR; Ludwig Museum (Koblenz)–DE; ASU Art Museum USA; Museu Oscar Niemeyer-BR; Es Baluard Museu d’Art Modern i Contemporani de Palma–ES; Instituto Figueiredo Ferraz–BR; MAC Niterói – Coleção João Sattamini–BR; Instituto Itaú Cultural–BR; MAM Bahia–BR; MAC Paraná–BR; Culturgest–PT; Benetton Foundation-IT; CAC Málaga-ES; MOLAA–USA; Ella Fontanal Cisneros–USA; Universidade Cândido Mendes–BR; MARCO de Vigo–ES; Brasilea Stiftung–CH; Fundo BGA–BR, entre outras.

Serviço

Local: Celma Albuquerque Galeria de Arte

Rua Antonio de Albuquerque 885 – Savassi – 31 3227 6494

Exposição: José Bechara

CENTRIFUGAÇÃO

Período: De 15 de Dezembro de 2018 a 8 de Fevereiro de 2019Horário: De segunda a sexta de 9:30 às 19:00 h.Aos sábados de 9:30 às 13:00 hrs

Leia mais:

Sono e ganho de peso

Destrinchando

Destrinchando

Anterior

@MACARON._ SLIMESS

Próximo

Envelhecimento dos dentes