EntrevistasLucas Machado

John Casablancas

John Casablancas.

John Casablancas.

Por Lucas Machado

Fotos; Divulgação.

O empresário John Casablancas, ex-dono da Elite Models iniciou sua formação no colégio suíço Le Rosey, de onde saíram cabeças coroadas como o príncipe Rainer, de Mônaco e o ultimo xá do Irã, Reza Parlev. É apaixonado pelo Brasil e casado com uma brasileira. Tem três filhos, um deles é o vocalista da banda The Strokes, Julian – fruto da união com Jeanette Chistiansen, que foi modelo e Miss Dinamarca.

Casablancas foi o responsável por descobrir as modelos Cláudia Schiffer, Naomi Campbell, Cyndi Crawford, Linda Evangelista e Gisele Bündchen – essa última, seu desafeto. Também foi ele quem cunhou o termo “top model” para designar tais beldades. Como agente, revolucionou o conceito de beleza na segunda metade do século XX. Ele é o personagem do Estilo da Revista Ragga # 24, edição fevereiro/março. Abaixo, você confere a entrevista exclusiva concedida ao repórter Lucas Machado.

Como é um dia perfeito?

Um feriado. Acordar tarde com meus filhos brincando e minha mulher bem- humorada. Pegamos as bicicletas e vamos passear na orla, seja em Miami Beach ou no Rio de Janeiro. Depois, juntamos e fazemos um churrasco, assistindo ao jogo do Barcelona e o time ganha de 5×0. Esse é o dia perfeito [risos].

Qual acontecimento na história mundial mais lhe impressiona?

Eu não estava lá, mais vivi isso por toda a minha juventude. A queda do muro de Berlim foi um marco anti-comunista, uma noite onde as pauladas derrubaram aquele muro e tem um valor muito forte.

Qual país é o berço da moda?

A França, porque desde que o mundo é mundo, o francês sempre foi o líder em estilo. Não sei qual é a razão, mas desde a Idade Média os franceses eram os árbitros dos costumes, poesia, músicas, roupas e perfumes. Paris dita as tendências da moda, mesmo com a França perdendo o seu domínio econômico, com concorrência séria por parte da Itália.

destrinchando Jonh Casablancas

Como acredita que seria a nossa sociedade, se ela fosse matriarcal em vez de patriarcal?

Mais violenta [risos].

Alguns especialistas em psicologia dizem que a mulher brasileira sofre da ‘síndrome de cinderela’, crendo que o homem da sua vida virá montado em um cavalo branco e cairão pétalas de rosas vermelhas e amarelas sobre eles… Qual sua opinião sobre isso?

A mulher brasileira é muito amorosa e romântica. Mas no Brasil a vida é dura economicamente, as coisas são difíceis e como todo mundo por aqui espera por um milagre, o príncipe encantado é algo automático. Os especialistas têm razão.

O concurso, ’Beleza Mundial’ (idealizado por Casablancas e que tem o objetivo de descobrir modelos em todo o Brasil, de abril a julho de 2009) contempla o ambiente macro da moda. Quais os diferenciais desse novo formato?

A glória da moda foi totalmente roubada pelos fotógrafos, modelos e estilistas. Quero as vinte finalistas de mãos dadas com as manicures e cabeleireiros que as descobriram (no concurso, as modelos devem ser indicadas, obrigatoriamente, por profissionais de beleza). Unir o útil ao belo. Grandes pessoas descobrindo grandes talentos.

 

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

Zeca Perdigão

Isabeli Fontana 1
Próximo

Isabeli Fontana