DestaquesMulher

Jaqueta Bomber

Jaqueta Bomber

Jaqueta Bomber

Por Mariana e Júlia

A jaqueta Bomber é, sem dúvidas, a peça mais hypada do momento. Jared Leto tem a sua, Justin Bieber também; Riahanna é sempre vista com alguma e kate Moss já anunciou que não vive mais sem as suas.

bomber-urban-outfiters3

Isso sem falar numa multidão de personalidades famosas e também – por que não? – em nós, reles mortais que engessam a tendência diretamente no street style, na moda vista nas ruas, na vida real.

Uniforme oficial dos pilotos americanos desde 1917, a jaqueta bomber – ou Sukujan – já eram desde então customizadas como prêmios das conquistas ou mensagens informais – como a aeronave que pilotavam. Mas foi logo após a Segunda Guerra Mundial, em Yokosuka, no Japão, que ela teve seu estilo elevado.
souvenir-jacket
Um dos soldados do exército dos EUA, que ocupava o local, teve uma brilhante ideia: mandou um alfaiate bordar sua jaqueta com elementos típicos daquele país (como dragões, cerejeiras, gueixas etc), transformando assim o símbolo da guerra em um presente.
Seus companheiros logo quiseram fazer o mesmo, e a demanda pela customização cresceu absurdamente. Como a quantidade de jaquetas era limitada, os costureiros japoneses começaram a fabricar novas peças com restos de seda e outros tecidos – por isso são originalmente brilhantes e coloridas!
sukajan-jacket1
Na década de 80, foi tendência de moda fortíssima por causa de Tom Cruise em ‘Top Gun – ases indomáveis” e rapidamente foi absorvida pelos jovens, que as adaptaram aos varsity jackets, tipicamente usados pelos alunos com o símbolo de cada escola.
sukajan-jacket
Muitas décadas depois, a jaqueta Bomber volta como tendência absoluta graças à grandes marcas de moda, que colocaram o item em suas últimas coleções em lugar de destaque – Gucci, Chloé, Saint Laurent e Louis Vuitton, só pra citar algumas. E, claro, já é possível encontrar versões mais acessíveis nas grandes lojas de departamento, como H&M, Zara, C&A e Renner.
souvenir-jacket27
Uma vantagem da peça é que, confeccionada com diferentes tecidos e estampas, se encaixa em vários estilos! O modelo aparece em versões mais simples (candy colours, punhos listrados ou pegada esporte), estampa floral (a Musthavee tem!), motivos étnicos e até glamourosas como as feitas com paetês, tafetás e bordados. Com certeza você vai achar alguma por aí pra chamar de sua, se é que já não tem uma garantida no armário 🙂 Jaqueta Musthavee, corre a garanta a sua ( Mustvhavee.com) Confira abaixo:
01
02
Destrinchando

Destrinchando

Anterior

Guilherme Kramer

Próximo

Apoio de Gigantes