DestaquesDestrinchando

Iron Running Brasil: Instituto Inhotim 2019

Iron Running Brasil: Instituto Inhotim 2019

Destrinchando

Iron Running Brasil: Instituto Inhotim 2019

Em sua quarta edição, a prova promete desafiar atletas de diversos cantos do país com circuitos surpreendentes dentro do Instituto Inhotim (MG)

Arte contemporânea e paisagem exuberante. Natureza preservada e percursos surpreendentes. Imaginou? Então, agora, imagine o esporte aliado a isso tudo, por meio de uma corrida que foge do tradicional: o Iron Runner Brasil. Proporcionando uma experiência singular em meio à natureza, a prova chega em sua quarta edição e será realizada no dia 6 de julho dentro do Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG).

A competição deste ano promete ser ainda mais fantástica para os amantes do esporte. Isso porque uma das grandes novidades de 2019 ficará por conta das largadas e chegadas da prova que serão realizadas próximo ao Magic Square, um dos mais belos cenários do Museu e Jardim Botânico.

A obra faz parte de um grupo de seis trabalhos do artista plástico Hélio Oiticica, um dos maiores da história da arte brasileira. Estas obras são propostas de edificações ao ar livre, que o artista não chegou a executar em vida e cujas instruções de realização foram anotadas por ele em textos, plantas, desenhos técnicos, diagramas, maquetes e amostras. Baseados no quadrado, estes espaços se oferecem ao espectador como grandes áreas de permanência e de convívio, colocando-o em contato vivencial com a forma, a cor e os materiais.

Para este ano, a competição contará com percursos de 7k, 14k e 21k. “O diferencial do Iron Runner é ser uma prova que não acaba quando termina, pois, ao final do evento, o atleta consegue ainda vivenciar todo o universo que o Inhotim oferece: uma rica experiência esportiva, cultural e gastronômica para toda a família”, disse um dos organizadores da prova, Lucas Fonda.

Cidade sede

Depois de todo o ocorrido em Brumadinho (MG), no dia 25 de janeiro de 2019, com o rompimento da barragem da Mina do Feijão, o município tem buscado forças para superar os desafios econômicos. A tradição do Iron Runner, como uma das principais provas de atletismo no país, fortalece o potencial turístico que o município tem para receber as pessoas e sediar eventos de relevância.

“Esta competição aqui na cidade é algo especial. É algo único. É uma prova importante dentro do nosso calendário municipal, uma vez que atrai turistas de todo o Brasil para Brumadinho. Depois do que aconteceu em nossa cidade, queremos que as pessoas fiquem sabendo que o município está de portas abertas. Queremos que todos aqueles que apreciam a cultura, o lazer e o esporte venham para Brumadinho para participar da competição”, afirmou o secretário de Esportes do município, Vanilson Porfírio.

Iron do Bem

Além de fomentar o esporte e o turismo em Brumadinho, o Iron Runner Brasil também promoverá ações sociais com a campanha Iron do Bem, que tem como objetivo desenvolver projetos voluntários em parceria com os atletas inscritos na prova, como a doação de alimentos não perecíveis.

Campanha #AbraceBrumadinho

Uma das parceiras do Iron Runner Brasil neste ano de 2019 é a Associação de Turismo de Brumadinho (ATBR), por meio da campanha Abrace Brumadinho. Uma iniciativa nacional que pretende engajar a sociedade para que volte a frequentar um dos destinos turísticos mais reconhecidos do Brasil e do mundo. A campanha tem como objetivo resgatar o fluxo normal de visitantes à região, desmistificando a ideia de uma cidade inacessível ou insegura, além de estimular a economia local. Segundo Leonardo Esteves, presidente da ATBR, é preciso mostrar que a cidade está de braços abertos para receber os viajantes.
“Queremos reforçar, com esta iniciativa, que a região está de pé e esperando ansiosamente para receber a todos”, salientou.

Inhotim

O Instituto Inhotim, Museu de Arte Contemporânea e Jardim Botânico, está localizado em Brumadinho (MG), a apenas 60 km de Belo Horizonte, e expõe de forma permanente obras de renomados artistas nacionais e estrangeiros. A área de visitação compreende 140 hectares, onde o visitante é surpreendido com galerias e obras dispostas entre jardins e uma paisagem exuberante. Aberto ao público desde 2006, o Museu já recebeu cerca de 3 milhões de pessoas, tornando-se um dos principais destinos turísticos e
culturais do Brasil.

O Inhotim está a cerca de 20 quilômetros da área afetada e o seu entorno não corre riscos. Pela quarta vez abre suas portas para o Iron Runner Brasil. A parceria só foi possível por se tratar de um projeto com objetivos comuns de preservação, qualidade de vida e bem-estar.

Segundo o gerente de operações do Instituto Inhotim, Cristiano Maciel, a prova é uma ação anual relevante para o espaço. “Nossa programação cultural e eventos como o Iron Runner Brasil nos ajudam a mostrar que o Inhotim continua encantando as pessoas, além de fomentar o turismo e a economia local”, afirma.

Iron Runner Brasil
Data: 6 de julho (sábado)
Local: Instituto Inhotim – Brumadinho (MG)

Leia mais:

Veganismo é um estilo de vida que exclui formas de exploração animal

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

Experimente: nesse sábado confira programação completa

Próximo

Precisamos aprender a desligar. Por Fernanda Mello