DestaquesRaissa Fortes

Instituto Pantone

Instituto Pantone

Instituto Pantone 1

Foto: Instituto Pantone

Destrinchando

Por Raissa Fortes

Desde do ano dois mil o Instituto Pantone elege a cor do ano, a qual será o conceito e a inspiração daquele período. Ela é referência quando o assunto são cores e todas as suas influências e a escolha da cor do ano é um momento que oferece uma estratégia direcional para o mundo do design e das tendências, reflexo de um trabalho integral e intenso.

A cor desse ano de 2018 foi a Ultra Violet, uma cor considerada complexa e contemplativa, que remete aos mistérios do Cosmo e inspira o desejo de perseguir um mundo além do nosso.

Os púrpuras são enigmáticos e são referência de contra-culturas, do não convencional e do talento artístico. Ícones da música como o Prince, David Bowie e Jimi Hendrix trouxeram tons da família do Ultra Violet para a principal cena da nossa cultura pop ocidental, refletindo expressões pessoais de individualidade.

Segundo Leatrice Eisenman, Diretora Executiva da Pantone, vivemos em tempos que precisam de criatividade e imaginação. É esta energia criativa e inspiradora que nos traz a cor indígena PANTONE 18-3838 Ultra Violet, um roxo resultando do azul escuro, que eleva as nossas expectativas aos mais
altos níveis. Evocando a exploração de novas tecnologias e das grandes galáxias com sua expressão artística e reflexões espirituais, o intuitivo Ultra Violet ilumina o caminho daquilo que ainda está por vir.

É também a mais complexa de todas as cores, completa Leatrice. Porque leva duas sombras que aparentemente são diametralmente opostas – azul e vermelho – e as traz juntas para criar algo novo. Historicamente sempre houve um misticismo e uma áurea de espiritualidade relacionado ao Ultra Violet e esta cor sempre esteve associada à práticas de expansão da consciência. O uso de iluminação em cores violetas e roxas em espaços de meditação e outros locais de relaxamento, energizam, inspiram e
geram conexão.

O Ultra Violet se afirma em qualquer situação, seja pela elegância e tradição, seja pela ousadia implícita. Comunica originalidade, engenhosidade e pensamento visionário.

Confira as fotos:

Instituto Pantone

Instituto Pantone 1

Instituto Pantone 2

Instituto Pantone 3

Instituto Pantone 4

Instituto Pantone 5

Instituto Pantone 6

Instituto Pantone 7

Instituto Pantone 8

Instituto Pantone 9

Instituto Pantone 10

Instituto Pantone 11

 

 

Gostou da matéria? Então me segue lá nas redes sociais @raissafortesdesign.

Se você tem dúvidas e sugestões, mande seu e-mail para [email protected]

Beijuss e até!

Leia mais:

 

Raissa Fortes

Raissa Fortes

Raissa Fortes é Designer de Ambientes, Desenhista, Advogada, observadora e curiosa, entusiasta do Design, das Artes e do comportamento humano.

Impactos de vulnerabilidade social 2
Anterior

Impactos de vulnerabilidade social

Coworking Moda 1
Próximo

Coworking Moda