ComportamentoDestaquesRaissa Fortes

Ingo Mauer Brasil

Ingo Mauer Brasil

Ingo Mauer Brasil

Por Raissa Fortes

O Iluminado

Quando o assunto é iluminação o Designer Ingo Maurer é sem dúvida referência e ícone contemporâneo. Designer de luminárias, empresário, arquiteto, artista multi-premiado e visionário, Ingo nasceu literalmente para brilhar.

-8

O designer de 84 anos é especialista em capturar emoções e gerar sensações utilizando a luz e suas nuances através de formas inusitadas e pouco convencionais. As pessoas subestimam o poder da iluminação. O que ela pode fazer. Como ela pode soltar uma pessoa ou deixá-la tensa e aborrecido.

Ingo Maurer é nascido na Alemanha e Designer Gráfico de formação e sua importância se dá ao fato de aliar funcionalidade a uma impressionante técnica, criando uma releitura da importância da iluminação. Começou a projetar lâmpadas, sistemas de iluminação e objetos excepcionais a partir de meados da década de 1960 como é o caso da sua primeira criação, a luminária – uma luminária de mesa com o formato de uma lâmpada que projeta uma luz fraca e de baixa voltagem. Se destacou em diversos eventos e exposições e ganhou muitos prêmios da área como a instalação YaYaHo em Paris, “Lucellino” de 1992 e “Porca Miséria” de 1994.

O Ovo quebrado é o nome dado ao pavilhão previsto para construir em Inhotim em homenagem ao artista e foi criado com inspiração na geometria natural de um ovo. O ovo tem a forma mais bela que você pode imaginar. E é ainda mais bonito quando tem uma pequena rachadura, filosofa. A obra abrigará um auditório utilizado para instalações temporárias e eventos, tanto durante o dia como à noite.

-2
O uso de objetos prosaicos na criação de peças incríveis é uma verdadeira aula de criatividade como é o caso das luminárias que utilizam borboletas e até insetos em sua concepção, criando um objeto funcional e artístico ao mesmo tempo, dando novo significado à arte de iluminar. Seria ele um gênio da lâmpada?

-6

-7

A luz para Ingo Maurer é um forte elemento religioso e espiritual, podendo ser usada tanto para prazer quanto para tortura.

Beijusss e até!

leia mais:

Sensibilidade

Praticando Gentileza

Raissa Fortes

Raissa Fortes

Raissa Fortes é Designer de Ambientes, Desenhista, Advogada, observadora e curiosa, entusiasta do Design, das Artes e do comportamento humano.

Anterior

Stress ou estresse

Próximo

Paciência e Amor