DestaquesDestrinchando

Hot Rod

Hot Rod.

Na tradução literal, o termo quer dizer “biela quente”. Pra quem não sabe, biela é uma  peça importante para que todo motor possa funcionar. Mas não vamos falar de termos técnicos até porque, você leitor, não tem obrigação de entender a parte técnica de motores.

Hot Rod

Voltando ao termo, hoje em dia ele é usado para classificar um tipo específico de carro. São carros antigos, normalmente até a década de 1950, com modificações radicais. Na verdade, na maioria das vezes, o que sobra desses carros é somente a carroceria, já que todo o resto sofre profundas modificações, no intuito de se ter um carro com características antigas, mas com uma mecânica moderna e confiável, podendo ser usado até mesmo para longas viagens, já que toda a parte mecânica é composta por peças de carros novos ou fabricadas para esse fim.

ford-ol-jiggles-hot-rod.2000x1331.Dec-15-2011_22.01.48.443630

Grandes motores, pinturas especiais, mudanças no interior fazem parte do pacote dos Hot Rods. Atualizações como vidros elétricos, ar condicionado e bancos em couro também podem constar nas mudanças feitas nesses carros.

Minas Gerais já produz esse tipo de carro desde o começo da década de 1980, mas essa  arte já é feita nos EUA desde a década de 1940, quando os jovens americanos transformavam seus carros, fosse pela falta de peças, o que os fazia trocar os componentes originais por outros, fosse pelas corridas, na busca de aumentar a potência e aliviar o peso.

Mas o mineiro faz pelo gosto. A transformação desse tipo de carro faz com que seu proprietário tenha que reconstruir o veículo praticamente do zero. Seja com um projeto feito com antecedência ou fazendo “de cabeça”, as criações vão surgindo desde aquela época, fazendo a alegria dos aficionados pelo tema.

Carro

Alguns modelos raros podem ser vistos transformados, para desespero dos puristas. É isso mesmo. Alguns puristas acham uma heresia se transformar um veículo antigo num Hot Rod e acham que todo veículo antigo tem que ser restaurado respeitando suas características originais. Esse é um assunto que não deveria gerar polêmica, pois assim como o gosto é individual,  o dono do carro faz o que quiser com sua máquina e ninguém tem que achar bom ou ruim.

Em outra vertente, mas que também faz parte do universo Hot Rod, estão as réplicas. Carrocerias feitas em fibra de vidro, ou mesmo de metal, que copiam modelos antigos e que são montadas em chassis feitos especialmente para esses carros, tendo como resultado um “híbrido”, já que são modelos montados fora das fábricas e que podem ser considerados “artesanais”, pois normalmente são feitos sob encomenda, não havendo no Brasil, uma produção em série desses veículos, ao contrário do que acontece lá fora, onde já se encontram esse modelos prontos.

vntage-hot-rod

Destrinchando

Destrinchando

Anterior

Desenhando Comportamentos

Próximo

Havaianas