DestaquesDestrinchando

Homem: Barba os 8 passos para você incluir na sua rotina

Homem: Barba os 8 passos para você incluir na sua rotina

Destrinchando

A barba masculina já mostrou que veio para ficar. Já faz alguns anos que o visual barbudo tomou conta das ruas, entrou no gosto masculino e na preferência de muitas mulheres.

Para aqueles preguiçosos que pensam que é só deixar de se barbear estão enganados. Ter barba, ao contrário do que parece, exige cuidados específicos e manutenção básica para não ficar com cara de desleixo ou “sujo”.

Reunimos algumas dicas de cuidados para quem deixar a barba crescer, mas também manter estilosa e bonita!

 

  1. Durma bem, coma bem e relaxe!

O sono é um momento em que o corpo se regenera, incluindo as células danificadas na pela. Quanto mais qualidade seu sono tem, mais saudável sua pele ficará.

A alimentação também é um grande fator no crescimento dos pelos, por isso, invista em alimentos proteicos e vitaminas A, B, C e E, que ajudam a acelerar o processo. Frutas e vegetais são ricos nestas vitaminas e beba bastante água para manter o corpo hidratado.

O estresse pode causar efeitos desfavoráveis e deixá-los mais fracos e prejudicar o crescimento, além de poder limitar a capacidade de ter uma barba mais cheia.

  1.     Esfoliação semanal

Skincare já se tornou uma palavra bem conhecida no universo masculino. Fazer uma esfoliação semanal é um ótimo hábito, independente se você tenha barba ou não.

A massagem facial feita durante a esfoliação ajuda a estimular a circulação sanguínea e auxilia no crescimento dos pelos.Além disso, é uma ótima alternativa na prevenção e tratamento de pelos encravados.

Massagem durante alguns minutos na bochecha com óleo essencial de eucalipto antes de dormir é uma ótima dica que auxilia no crescimento dos poros!

  1.     Tempo é essencial

É preciso ter paciência, pois, os pelos crescem em velocidades diferentes. Quando você chegar ao um comprimento desejado, pode ser que existam pontos de “falhas” que precisam ser estimulados para começar a crescer.

Nesse ponto, não há nada a fazer. Uma dica é manter a barba aparada, minimizando do visual enquanto o crescimento não acontece.

  1.     Crescimento

Na fase de crescimento, os pelos podem começar a incomodar na pele e coçar. Isso acontece porque os pelos começam a romper a pele, causando desconforto, coceira e vermelhidão.

Para diminuir essa irritação, um bom hidratante ou óleo de barba podem dar conta do recado. Eles acalmam e deixam os pelos menos secos. Evite os produtos à base de álcool que ressecam a pele.

  1.     Higiene

A barba pode acumular impurezas ao decorrer do dia: fungos, bactérias, além de poder ter caspa. O cuidado e atenção ponto deve ser redobrado. Uma boa higienização diária na sua barba é fundamental. Sempre lave após as refeições, no banho, depois do sexo e ao acordar.

Os barbeiros profissionais recomendam lavar os pelos todos dos dias, usando o mesmo shampoo recomendado para seu tipo de cabelo. Existem shampoos específicos para barba que podem retirar as impurezas e deixar sua barba limpa e com aroma agradável.

O condicionador também ajuda a deixar a barba mais macia, desembaraçando os fios, ajudando na hora de pentear. Passe o condicionador duas vezes por semana ou todos os dias se sua barba for muito seca. Enxágue bem.

Evite usar água quente, já que costuma a irritar a pele. Lembre-se sempre de secar a barba depois do banho e, principalmente antes de dormir!

  1.     Óleo de barba

 Os pelos da barba são mais grossos e ressecados naturalmente. Isso acontece porque a pele da região não consegue deixá-los hidratados da mesma forma que o couro cabelo, ressecando as pontas.

Para esse problema, um óleo de barba ajuda a hidratar, nutrir, deixando os fios brilhantes e mais fáceis de pentear. Com ele em mãos, aplique pelo menos duas vezes ao dia, após acordar e depois do banho.

Vai ajudar bastante a dar outro aspecto.

 

  1.     Pentear

 Penteie sua barba frequentemente, deixando alinhada. O óleo de barba vai ajudar bastante a dar mais forma ao seu barbear, deixando mais bonito e apresentável.

Tenha sempre um pente para barba em mãos para ajudar nessa missão.

 

  1.     Aparar

Cultivar a barba exige cuidado. Não adianta deixá-la simplesmente crescer descontroladamente. Lembre-se de aparar os pelos do seu pescoço e das bochechas mantendo a forma ao seu barbear, com uma atenção especial as laterias e aos pelos soltos.

Dependendo da velocidade de crescimento dos pelos, uma a duas vezes por semana utilizando uma tesourinha de ponta fina. Faça tudo bem devagar. No bigode, corte os pelos com a tesoura acima da linha do lábio.

Lembre-se que cada barba tem um estilo e é única! Por isso, pesquise aquela que combina com seu formato de rosto.

Experimente e descubra a rotina que funciona para você, em pouco tempo cuidar da barba será um novo hábito.

Leia mais:

 

Moda Feminina: Os anos 2000 voltaram com tudo   

 

 

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

Biquínis transparência para o verão 2020

Próximo

Pele negra: suas características e quais os principais cuidados