DestaquesFitnessLucas Machado

Heróis

Heróis

Heróis

Por Lucas Machado

A crise moral, política e financeira mundial. Heróis e anti-heróis, movidos pela ambiguidade. Confira;

Visionário na maré do misticismo , John Lennon já dizia nos anos 70, na letra da música God: “Eu não acredito em mágica”, I Ching, Bíblia, Tarô, Hitler, Kennedy, Buda, Mantra, Gita, Yooga, Reis, Elvis, Dylan, Alexandre Magnum (Chorão). Autor do um dos maiores hits de sua banda. “Vícios e Virtudes”. E nós?

As crises de todas as formas que estamos vivendo só nos fazem crer que estamos em tempo de rever nosso heróis ou líderes que ao longo da história, ajudamos a criar e a derrubar, Felipe Chaimovich, doutor em filosofia pela USP, foi crítico de arte e curador do museu de arte moderna de SP, sugeriu um caminho a trilhar.

Interpretamos nosso heróis a luz do que Shaftesbury, filósofo Inglês do século 18, escreveu sobre o primeiro herói ocidental. No texto o julgamento de Hércules, ele discorre dizendo que o grande desafio dos heróis é a escolha entre a virtude e o vício. “Aos Deuses não é dada a opção. Eles cumprem uma vida mística e fazem o que tem que ser feito, o que é de sua natureza. O drama do herói, que é meio Deus, meio humano é ter dúvidas.” Segundo Chaimovich.

O Herói tem que ser morto sempre, isso é recorrente de suas histórias. Pois sob essa condição, ele tem que ser o juiz diante das argumentações da causa e do vício. Mas na realidade o drama do herói é outro na minha opinião, para virar exemplo ele precisa morrer.

Os verdadeiros líderes que conheci em vida e em pesquisas e estudos como este, a vida deles era uma doideira com festas e badalações, porém eles conquistavam territórios e pessoas.

O que eu deixo aqui para ser refletido nesse texto é primeiramente. Quem são nosso verdadeiros heróis nos dias de hoje. Me cite 03 por favor. Todos os heróis tiveram segundo o texto e a realidade, momentos de pura ambiguidade em comum para serem verdadeiros.

No Brasil, segundo diversas pessoas que são brasileiras, que moram ou não no Brasil, das quais converso sobre o assunto, nunca falaram de heróis brasileiros, mas tem como referência do país o filme – Cidade de Deus, carnaval, lindas mulheres e claro a lava-jato. Eu clamo: Brasil onde estão nosso verdadeiros líderes? Aqueles reais e ambíguos, com vícios e virtudes?

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

Frango com Legumes

Próximo

O tempo é como o vento