Blenda GirardiDestaquesFitness

Glutamato Monossódico

Glutamato Monossódico

Glutamato Monossódico

Por Blenda Girardi

Glutamato Monossódico. Nem sal, nem açúcar. O “tempero” mais perigoso do mundo e que vai no seu prato diariamente. Confira;

Queridos leitores; o assunto a ser tratado esta semana por esta singela colunista é de extrema atenção. Pensei muito, conversei com tantos outros especialistas e mais do que dividir esse tema com vocês, iria me sentir inconformada caso não compartilhasse a respeito de um ingrediente encontrado em praticamente todos os alimentos hoje consumidos pelo ser humano: o Glutamato Monossódico.

Não. Não estou exagerando na apresentação desse assunto, uma vez que, se você for agora em sua dispensa procurar esse aditivo, com quase absoluta certeza você o achará; com esse nome, ou como Glutamato de Sódio ou nomeclaturas derivadas deste, mas que tem a mesma funcionalidade dentro do nosso organismo, inclusive no cérebro, como veremos adiante.

O glutamato monossódico é um realçador de sabor. Vocês sabem, já de outros artigos aqui na coluna, que sou acompanhada por minha nutricionista em uma dieta livre de produtos industrializados. Dias atrás, devido à correria, tive que abrir mão e acabei comendo comida congelada pela primeira vez. É um produto que não está dentro da minha dieta e que passei muito, mas muito mal. Conversando com ela, minha nutricionista disse que pessoas que não ingerem produtos industrializados, quando o fazem, podem sim passar mal, e o danadinho deste glutamato de sódio é peça fundamental nisso.

A FDA (Food and Drug Administration – sigla em inglês para Administração de Drogas e Alimentos, que é a instituição reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos), esta substância já foi associada a inúmeros problemas de saúde.

Existem diversos sintomas maléficos que a instituição aponta, mas um, em especial, gostaria de chamar a atenção: Um estudo realizado pelo Neurocirurgião Russel Blaylock afirmou que, em sua pesquisa, existem alguns tecidos que respondem à presença do glutamato, entre elas o cérebro, onde age transmitindo impulsos nervosos. Segundo ele, a absorção fora da normalidade dos receptores do aminoácido já foi associado a problemas neurológicos e animais que receberam injeções contendo o componente experimentaram danos nas células nervosas de seus cérebros.

Com este assunto, chamo a atenção unicamente para um alerta: até onde e de que forma temos consumido produtos industrializados em nosso dia a dia. Esse pode ser um perigosíssimo dano futuro à nossa saúde, principalmente se colocado os resultados em anos e anos de consumo de comidas congelados, temperos prontos, fast foods e vários outros alimentos que contém este realçador. Nosso texto desta semana, caros leitores, não é para colocar ninguém vivendo debaixo de uma floresta, se alimentando com plantas e ervas. E sim, que uma consulta ao nutricionista se faz relevante, e a auto-observação a respeito do quanto estamos trocando alimentos por produtos embalados.

Esse tema poderia ser muito mais aprofundado junto a especialistas. Procure a respeito, converse com profissionais capacitados sobre o Glutamato de Sódio e onde ele está nos alimentos. Saúde e qualidade de vida estão atrelados à informação e ações corretas junto a profissionais capacitados.

Leia mais:

OVERTRAINNING

CALÇADAS

Blenda Girardi

Blenda Girardi

Bailarina profissional há mais de 20 anos. Primeira bailarina clássica em sua companhia em Belo Horizonte/MG aos 19 anos e posteriormente, dedicou-se a todos os outros estilos de dança. (Jazz, contemporâneo, jazz funk, hip hop,
samba, musicais, etc). Formada também em Educação Física, estudante de teatro e canto atualmente.

Trabalha em programas de tv, como o ‘Domingão do Faustão’, da Rede Globo de Televisão, nos quadros que necessitam de bailarinos., fotografa como modelo para campanhas, etc.

Tem um solo show intitulado ‘Samba De Ponta’; que é um misto de samba com ballet nas sapatilhas de ponta, fazendo apresentações em eventos nacionais e internacionais. Destaque para o encerramento da Copa do Mundo de Judô, transmitido ao vivo pelo SPORTV, canais Globo.

Anterior

Produtos dermatológicos multifuncionais

Próximo

Como ser menos