Débora Blanda

física

física

O poder da Física

Tem várias coisas na física que me fascinam: pensar que o tempo não é uma constante, que existem forças que apesar de invisíveis são essenciais, determinantes para nosso modo de vida. A Física estuda as ondas, e as ondas me fascinam, as sonoras, as do mar e a luz que as vezes é onda e as vezes não é… Eu não sou exatamente uma fã dessa ciência, mas eu aprendi que Física é poesia. Eu não pretendo falar de todas as faces dela, eu só quero falar da Energia Potencial.

física

Eu não faço ideia qual foi a última vez que eu resolvi um exercício de física (provavelmente no meu vestibular), mas a Energia Potencial me marcou. Me marcou porque Energia não é Trabalho. Ter potencial na prática não vale muito, acho até que não vale nada. Manhãs de domingo tem potencial, mas se você ficou dormindo esse potencial ficou só no potencial, não virou trabalho, não virou passeio, não virou nada. As vezes virou só sono… A questão é que: potencial é potencial.

equações-poder-fisica

Quantas vezes você já viu alguém com potencial? Tem pessoas com talentos, dons naturais, facilidades. Isso é parte do potencial delas. Mas… e aí!? Essa pessoa se dedicou para aprimorar o que ela tinha, transformou energia em trabalho, suou a camisa, passou tempo, se aprimorou, foi lá e fez ou guardou todos os elogios de “você tem muito potencial” na gaveta, deixou a dedicação de lado, e parou por aí?

ondas fisica

Todos nós temos muito potencial. Verdade, uns tem mais oportunidades do que outros. Mas nós temos o potencial de ser a melhor versão de nós mesmos. Clichê, eu sei. Mas é verdade. Todo dia que nasce, nasce cheio de potencial. Potencial de não repetir um velho erro, potencial para amar e perdoar e ser honesto, potencial para dar o melhor, para criar as oportunidades que não aparecerem.

Sempre achei Energia Potencial meio triste. Alguns tem mais, outros tem menos. Algumas geram trabalho outras não. Vamos nos fazer um favor, largar a inércia, dar uma acelerada, e não deixar todo nosso potencial morrer na praia. Vamos transformar energia em trabalho e tirar o melhor proveito desse caos organizado que chamamos de existência.

ondas

Destrinchando

Destrinchando

Anterior

Milhas aéreas

Próximo

10 Dicas para primeiro encontro