Blenda GirardiDestaques

Enxaqueca causada pelo Glúten

Enxaqueca causada pelo Glúten

Enxaqueca causada pelo Glúten

Destrinchando

Por Blenda Girardi

Você costuma ter enxaqueca? Ainda que de leve, volta e meia aparece a tal dorzinha de cabeça? Saiba que o problema para isso ocorrer pode ser algo muito, mas muito mais simples do que se imagina.

Não é de hoje que, através de especialistas, mostramos o quão nocivo é o glúten para nosso organismo. Que esta proteína do trigo, nos dias de hoje, infelizmente não é como antigamente.

Aliás, conheci uma pessoa que usava objetos para colar entre si com glúten. Sim, com exatamente aquela proteína que encontramos nos pães, biscoitos, e entram aí os integrais, que, parafraseando alguns médicos, os carboidratos ditos integrais são ainda piores, devido à sua alta concentração de… É, de glúten mesmo.

Não é moda dizer que glúten faz mal, não é modismo expurgar o glúten da sua dieta através da orientação de um profissional. Só quem já vive sem esta proteína sabe o quão maravilhoso e libertador é não ter farinha branca em sua dieta. E não estou falando de ficar magro não. Me refiro a saúde mesmo.

Voltando à questão da enxaqueca. Sabia que o glúten contribui negativamente (também) para estas dores? Quem já lê nossa coluna por aqui, talvez nem fique tão surpreso com mais esta triste relação envolvendo o glúten.

A neurocientista e professora da Universidade Federal Do Rio De Janeiro (UFRJ), Suzana Herculano-Houzel, explica: “Existe um conjunto de sintomas relacionados ao glúten quando falamos de enxaqueca. O problema parece estar relacionado a anticorpos que o corpo fabrica contra o glúten, não se sabe se por razão alérgica ou autoimune. O fato é que, estes anticorpos, por sua vez, acabam causando inflamação no intestino e, ao que parece, também perturbam o cérebro.”

Por isso eu disse que, orientado por um nutricionista, só quem já viveu pelo menos um mês sem glúten, sabe o que significa em termos de qualidade de vida a sensação, o intestino funcionando, a desinchação, e por aí vai.

Porém, nota-se que, aqui, como em todos os textos, enfatizamos: sempre direcionado por um profissional competente. Ninguém pode sair tirando algum alimento de sua dieta sem o devido acompanhamento nutricional.

A neurocientista destaca: “isso não quer dizer que toda enxaqueca está relacionada ao glúten. Mas talvez, algumas sejam.”

Leia mais:

Bella Falconi – Entrevista

Thomas Sabo outono-inverno 2018

 

Blenda Girardi

Blenda Girardi

Bailarina profissional há mais de 20 anos. Primeira bailarina clássica em sua companhia em Belo Horizonte/MG aos 19 anos e posteriormente, dedicou-se a todos os outros estilos de dança. (Jazz, contemporâneo, jazz funk, hip hop,
samba, musicais, etc). Formada também em Educação Física, estudante de teatro e canto atualmente.

Trabalha em programas de tv, como o ‘Domingão do Faustão’, da Rede Globo de Televisão, nos quadros que necessitam de bailarinos., fotografa como modelo para campanhas, etc.

Tem um solo show intitulado ‘Samba De Ponta’; que é um misto de samba com ballet nas sapatilhas de ponta, fazendo apresentações em eventos nacionais e internacionais. Destaque para o encerramento da Copa do Mundo de Judô, transmitido ao vivo pelo SPORTV, canais Globo.

Fabiana Karla recebe premiação na Itália 1
Anterior

Fabiana Karla recebe premiação na Itália

Fundação Clóvis Salgado programação
Próximo

Fundação Clóvis Salgado programação