Enxaqueca causada pelo Glúten
Enxaqueca causada pelo Glúten
Por Blenda Girardi
Você costuma ter enxaqueca? Ainda que de leve, volta e meia aparece a tal dorzinha de cabeça? Saiba que o problema para isso ocorrer pode ser algo muito, mas muito mais simples do que se imagina.
Não é de hoje que, através de especialistas, mostramos o quão nocivo é o glúten para nosso organismo. Que esta proteína do trigo, nos dias de hoje, infelizmente não é como antigamente.
Aliás, conheci uma pessoa que usava objetos para colar entre si com glúten. Sim, com exatamente aquela proteína que encontramos nos pães, biscoitos, e entram aí os integrais, que, parafraseando alguns médicos, os carboidratos ditos integrais são ainda piores, devido à sua alta concentração de… É, de glúten mesmo.
Não é moda dizer que glúten faz mal, não é modismo expurgar o glúten da sua dieta através da orientação de um profissional. Só quem já vive sem esta proteína sabe o quão maravilhoso e libertador é não ter farinha branca em sua dieta. E não estou falando de ficar magro não. Me refiro a saúde mesmo.
Voltando à questão da enxaqueca. Sabia que o glúten contribui negativamente (também) para estas dores? Quem já lê nossa coluna por aqui, talvez nem fique tão surpreso com mais esta triste relação envolvendo o glúten.
A neurocientista e professora da Universidade Federal Do Rio De Janeiro (UFRJ), Suzana Herculano-Houzel, explica: “Existe um conjunto de sintomas relacionados ao glúten quando falamos de enxaqueca. O problema parece estar relacionado a anticorpos que o corpo fabrica contra o glúten, não se sabe se por razão alérgica ou autoimune. O fato é que, estes anticorpos, por sua vez, acabam causando inflamação no intestino e, ao que parece, também perturbam o cérebro.”
Por isso eu disse que, orientado por um nutricionista, só quem já viveu pelo menos um mês sem glúten, sabe o que significa em termos de qualidade de vida a sensação, o intestino funcionando, a desinchação, e por aí vai.
Porém, nota-se que, aqui, como em todos os textos, enfatizamos: sempre direcionado por um profissional competente. Ninguém pode sair tirando algum alimento de sua dieta sem o devido acompanhamento nutricional.
A neurocientista destaca: “isso não quer dizer que toda enxaqueca está relacionada ao glúten. Mas talvez, algumas sejam.”
Leia mais: