DestaquesEntrevistasLucas Machado

Entrevista Jessy Blanca

Entrevista Jessy Blanca

Lucas Machado entrevista a Chilena Jessy Blanca, uma das maiores exportadoras de profissionais brasileiros para mercados da língua espanhola.

“O segredo é não correr atrás das borboletas… é cuidar do jardim para que elas venham até você” (Mario Quintana)

Jessy é na realidade uma das pessoas de mais alto astral que já conversei nessa terra de gigantes do mal humor e pessimismo que vivemos nos últimos meses, essa frase acima é uma das que ela mais gosta e segue no seu dia-a-dia. Nascida em Santiago no Chile é dona de um português melhor do que muitos que conheço, para ser sincero acho que é bem melhor do que o meu. É formada em letras, Português e Espanhol. Com pós em Gestão de Negócios – Terapeuta comportamental com ênfase em comunicação eficaz, oratória em negociação estratégica e liderança. Certificada na Napoleon Hill Fundation (EUA). Já a 40 anos no Brasil o que mais tem saudades da sua cidade natal são as reuniões em família, festas pátria e as comidas típicas, fizemos um bate bola entre perguntas e respostas bem pequeno, pois a novidade maior é que ela será nossa próxima colunista e, nos dará a honra de compartilhar toda essa sabedoria com vocês leitores por aqui, durante todas as semanas.

O que vc mais gosta de fazer nas suas horas vagas?

Gosto de receber meus amigos em casa, adoro ler, amo estar com meus filhos e brincar com minha neta.

Um livro?

A Magia

Um autor?

Pedro Bandeira

Se você fosse ganhar um ingresso agora para um show na primeira fila. Qual seria?

Sem dúvidas, Rita Lee.

Por que a escolha da sua profissão?

Quando ingressei no Ensino Médio, naquela época se chamava colegial científico, os professores de português começaram a me pedir que eu auxiliasse meus colegas que tinham dificuldades em gramática e, como eu percebia que eles aprendiam mais facilmente com minhas explicações que com a explicações dos nossos professores, fui me apaixonando por ensinar.

Com base nisso tomei algumas decisões:

  1. Seguir esta profissão pela qual sou apaixonada,
  2. Matricular-me na faculdade de Letras Português – Espanhol
  3. Fazer sessões de fonoaudiologia para aperfeiçoar minha pronúncia de português

E foi assim que me tornei professora e para chegar onde estou hoje ainda tem muita história para contar… rsrs

Como é ter uma família e ser multi ao mesmo tempo?

Confesso que não é nada fácil, mas com amor, disciplina e foco é possível cumprir todos os papéis sem deixar a desejar.

Descreva um dia de trabalho?

Acordo às 5h da manhã e depois de tomar meu café preparo a Julia, minha neta, para que vá ao colégio. Às 6h00 faço ginástica, tomo banho e às 7h00 começo a trabalhar, dou algumas aulas pela manhã e gravo os vídeos para meus canais das redes sociais. Às 12h almoço, às 13h30 acompanho a Julia com suas lições de casa, às 14h30 volto ao trabalho desenvolvo meus cursos digitais, escrevo textos de temas diversificados sobre o mundo hispano-falante e dou mais algumas aulas. Às 20h janto e às 21h já estou na cama.

Existe alguma recado que vc gostaria de dar aos leitores que estão lendo sua entrevista agora?

Com certeza! Além da frase que citei acima, o meu recado é: Desenvolva-se cada vez mais, seja melhor que ontem e determine-se a ser melhor ainda amanhã, faça o que ama, sempre termine o que começar, nunca desista dos seus sonhos e abra todas as portas que puder abrir, porque certamente em uma delas está o triunfo que você tanto almeja e merece!

Você tem um grande projeto pela frente, qual é esse projeto?

Sim

Pode nos contar um pouco mais e como ele irá acontecer?

Trata-se de um curso digital FALE ESPANHOL COMO UM NATIVO, um curso super completo no qual qualquer pessoa poderá aprender a falar espanhol nativo de uma maneira fácil, eficaz e coerente desde o nível zero até o 100% fluente.

É um curso que desenvolvi detalhadamente com muito carinho e com base na minha experiência como professora e coach, portanto, tem todos os detalhes da natividade da língua, estruturas e explicações contextuais das dúvidas frequentes que os alunos brasileiros têm. E, além do desenvolvimento do idioma espanhol, o curso desenvolve os alunos também nos âmbitos pessoal, social e profissional, ou seja, eu vendo um sonho e entrego uma realidade.

Este curso terá seu lançamento durante a SEMANA DO ESPANHOL NATIVO que acontecerá na última semana de junho/19.

As pessoas que irão ler por aqui suas colunas o que elas podem esperar?

Nas minhas colunas vão desfrutar de temas variados sobre cultura, curiosidades, negócios, experiências, viagens, coaching e muitas dicas de espanhol.

Leia mais:

Ana Paula Padrão

 

 

 

 

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

Jungle no Parque: Harmonizações de Outono

Próximo

Viajar faz bem para o corpo e para a alma