DestaquesRaissa Fortes

Entrando numa fria

Entrando numa fria

Entrando numa fria

Por Raissa Fortes

É muito curioso de se pensar em como era a conservação de alimentos e sua rotina antes da Geladeira. Era uma tarefa árdua antes do século XIX: as carnes eram salgadas para se conservarem, secava-se as frutas e as deixavam em um quartinho escuro, longe da luz e do calor.

Existiam os depósitos de gelos – porões revestidos de madeira e palha – no qual conservavam-se o gelo recolhido durante o inverno. Havia até um profissional responsável por buscar a neve das montanhas, os Geladeiros. Com esse procedimento conseguiam que a comida durasse até de um inverno ao outro.

O primeiro protótipo de Geladeira se deu em 1834. Jacob Perkins obteve a primeira patente de uma máquina de refrigeração – utilizando o princípio da compressão do vapor. Em 1854, foi feito o primeiro sistema de refrigerador para a indústria de carnes em um frigorífico em Chicago. Em 1866, também nos Estados Unidos, foi feito outro aperfeiçoamento da invenção, permitindo a refrigeração de frutas e legumes.

A Geladeira passou por alguns processos de adaptação e experimentação e até então, todas as geladeiras criadas eram usadas para fins industriais. A primeira Geladeira doméstica surgiu em 1913 e foi chamada de (Domestic Eletric Refrigerator), sendo o nome posteriormente substituído. A companhia americana utilizou esse nome em homenagem ao cientista britânico Lorde Kelvin, responsável por desenvolver a escala Kelvin de temperatura.

Nos anos de 1950, os refrigeradores eram confundidos com armários de louça ou de comida, pela estética que apresentavam. Para diferenciar as Geladeiras dos armários, a Kelvinator entregava estatuetas de cerâmica em formatos de pingüins aos seus clientes na hora da compra.

Os pingüins de geladeira surgiram como uma forma de deixar claro a função das geladeiras. Para saber se a peça é de porcelana original, basta verificar se os olhos, o bico e as patas do pingüim são feitas em ouro.

Uma curiosidade é saber que o sorvete veio antes da Geladeira. Surgiu há mais de 3.000 anos na China, que misturavam neve com frutas fazendo uma espécie de sorvete. As Geladeiras hoje possuem diversas funções como frost free, porta latas, congelamento rápido, dispenser de água e de gelo, descongelamento automático.

As Geladeiras mudaram os hábitos e a qualidade alimentar do mundo e agora é peça fundamental da paisagem doméstica! Abaixo seguem alguns modelos.

3491a86a8ee8beb8c6d1a6dfeb0f32e3

6b2e8ee48081545db2f2f27782edf7ef

Beijuus e até!

Raissa Fortes

Raissa Fortes

Raissa Fortes é Designer de Ambientes, Desenhista, Advogada, observadora e curiosa, entusiasta do Design, das Artes e do comportamento humano.

Anterior

Combinações de Alfaiataria

Próximo

A melhor parte