DestaquesLucas Machado

Educação em todo lugar

Educação em todo lugar

Educação em todo lugar

Destrinchando

Educação em casa é essencial, mas também na escola e na rua. Confira:

Por Lucas machado

Eu talvez seja um dos maiores defensores de que a verdadeira educação vem de casa, quem deve educar os filhos são seus próprios pais. Isso é um fato. Óbvio para quem os tem.

Mas isso não pode deixar de abrir espaço para que a sociedade civil e as autoridades públicas, executem o que elas tem como obrigação, a responsabilidade pelas comunidades.

Como por exemplo, cuidar das crianças sem casa, ou das crianças com casas precárias, ou com casas mas que os pais trabalham dez a doze horas por dia e ainda ao final tem que segurar um transporte público aumentando ainda mais o tempo fora do lar.

É por essas e outras que a educação apenas em casa acaba sendo uma utopia a não ser para quem tem grana nesse país e mesmo assim vale a premissa de quem tem grana hoje, sabe-se lá se realmente usa em benefício de cuidar bem da family. Lembrando que estamos por aqui em uma reflexão, longe de julgamentos, pois se eles existem valem a partir da minha pessoa.

Voltamos então a falar de tantas educações. A de ser um cidadão civil, com funcionários, colegas de trabalho, com os que tem menos. Educação com o corpo, como fazer para aceitar o nosso próprio corpo, de como aceitar viver dentro da nossa pele, de cuidar do nosso corpo pois nele habita uma alma e um espírito. O trabalho diário do corpo, da gentileza do compartilhar, de proporcionar beleza, da beleza profunda, de fazer mais do que sobreviver e da gratidão sem troca.

Na real a educação foi um pretexto para falarmos de várias educações. De convívio, o reconhecimento do reconhecimento como valor de transformação, respeitar, cuidar de pessoas e não de coisas, esperar, se comprometer com o grupo, não mentir, exercer a empatia, o diálogo.

Ao final educar não são escolhas e sim renúncias. Hasta !! LM

Leia Mais:

Maturidade emocional

5 dicas escrever um projeto social

 

 

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Conceito em luxo
Anterior

Conceito em luxo

Hub Social - Gestão de Pessoas 1
Próximo

Hub Social - Gestão de Pessoas