DestaquesDestrinchando

Economia Criativa

Economia Criativa

Destrinchando

Você sabe o que é economia criativa? O conceito de Economia Criativa surge como resultado em tentar medir o valor da produção criativa. Através dela, segmentos puderam estabelecer bases para soluções inovadoras em diversos mercados.

Em momentos de crise, ela é essencial, tanto para o empresário que encontra novos meios de produção, quanto para o consumidor que consegue ter acesso a produtos muitas vezes com preços mais acessíveis. Entre 2013 e 2015, períodos de grande retração da economia nacional, a área criativa foi a menos impactada. Novos empreendimentos ou startups de moda, design, gastronomia, arquitetura, música etc fazem parte da industria criativa. Essas atividades têm em comum, o potencial de geração de valor por meio da criação de propriedade intelectual.

Para entender um pouco mais desse setor tão importante para o país, nas próximas semanas o Sindijoias Ajomig, juntamente com o Sebrae MG, recebem na Casa da Economia Criativa do SEBRAE nomes como o produtor de moda Rodrigo Cezário e o joalheiro Manoel Bernardes para discutir o assunto. Esses encontros, chamados de “Meet ups”, são bate papos que acontecem de quarta a sexta-feira (12 a 14/12 e 19 a 21/12), com nomes importantes da cena da economia criativa na cidade, sempre as 17h30.

O encontro faz parte da “Criativa Fashion Acessórios”, quando pela primeira vez, a entidade reúne alguns de seus associados em uma venda especial de Natal. Nomes como Carlos Penna, Claudia Marisguia e Fernanda Torquetti levam seus produtos para quem está de olho em presentear de forma local e consciente esse ano.

Outra boa oportunidade de comprar local e fomentar a indústria da economia criativa da cidade é a feira de natal “Nossa Grama Verde”, projeto que estimula o comércio de pequenos produtores. “Belo Horizonte é uma cidade vibrante e diversa pela abundância de iniciativas locais que existem aqui. A cada dia, mais pessoas que moram na cidade transformam seus sonhos e ideias em pequenos negócios, movimentos e estabelecimentos”, explica Bruna Viana, idealizadora.

O evento acontece sábado (15.12) n’A Central com discotecagem da dj Sandrinha a oficina do Mundo Mobri. Ao todo, serão 40 expositores no sábado e 15 nos dias de semana, todos das áreas de moda, arte, decoração, design, alimentos e bebidas.

Criativa Fashion Acessórios
R. Santa Rita Durão, 1275 – Funcionários
Data: 12 a 16 de dezembro e 19 a 23 de dezembro
Horário:  Das 11h00 às 19h00 e no sábado das 10h00 às 14h00
instagram: @sindijoiasajomig
Nossa Grama Verde
Data: 15/12 (sábado), horário: 11h às 19h
Data: 18 a 21/12, terça a sexta, horário 11h às 15h
Local: A Central – Praça Rui Barbosa, Centro

Leia mais:

Anéis Masculinos

 

Destrinchando

Destrinchando

Anterior

Cacoal

Próximo

Mulheres empreendedoras