Ecomaterioteca
Ecomaterioteca
LANÇAMENTO DO ACERVO DA ECOMATERIOTECA PARA CONSULTA PÚBLICA NO MUSEU DA MODA.
O Museu da Moda em Belo Horizonte pode tornar-se referência nacional enquanto local de pesquisa e incentivo mediante suas ações e seu acervo, sendo que já vem traçando uma trajetória singular desde os últimos dois anos, com eventos de sucesso, incluindo a Exposição da Ecomaterioteca em 2017.
A Ecomaterioteca1 é um acervo de ECO materiais têxteis disponíveis no mercado nacional, um projeto inovador e único no Brasil. Algumas iniciativas em torno da montagem de Materiotecas vêm acontecendo no sul do país e em São Paulo, mas nenhuma delas com o recorte na sustentabilidade.
As amostras disponibilizadas para consulta trazem tecidos sustentáveis2, ecológicos3, orgânicos4 e biodegradáveis5 produzidos pelas 18 indústrias parceiras: Aradefe, Artestyl, Casulo Feliz, Canatiba, Cedro, Coltex, Ecosimple, E-Tex, Fimatec, Doutex, Innovativ, Menegotti, Natural Cotton Color, Rhodia, Rosset, RVB, Santa Constancia, Texprima. A classificação foi estabelecida pela curadoria da Ecomaterioteca, pois a própria indústria têxtil está em processo de reconhecimento destes conceitos.
As ações e atividades que serão expostas e desenvolvidas nesta exposição visam estimular e fomentar práticas sistêmicas de produção de vestuário e acessórios de moda, bem como, de produtos de outras áreas do conhecimento, pesquisas e consultas ao acervo exposto. A exposição será montada no MUMO – Museu da Moda, no período de 14 de junho a 15 de julho de 2018.
Desta forma, a exposição contará com a parceria de 12 marcas e designers: A.Luf, Apartamento Crochê, Benedito, Carlos Penna, Fernanda Torquetti, Grama, Lacre, Ni.Na Morato, Patrícia Dias Joias, Tavito, Tiê, 3 Hands, para o desenvolvimento de looks, acessórios, joias e de produtos de design.
A Ecomaterioteca tem como objetivo principal socializar e democratizar o conhecimento, a pesquisa e a inovação de práticas sustentáveis por meio de seu acervo de amostras, de rodas de conversa e ações públicas criativas. Sua práxis se dá por meio da aplicação do acervo ECO têxtil na criação de looks, acessórios e objetos de design inspiradores, do incentivo a novos talentos criativos que desejam trabalhar de forma sustentável e, ainda, provocar a discussão em todas as instâncias sobre o uso consciente de materiais no nosso cotidiano, seja na indústria têxtil, de confecção e também no consumidor.
A manutenção de um acervo ECO têxtil no Museu da Moda pode atrair a presença de vários setores da indústria da moda para o local, despertando o interesse público, na medida em que é um suporte fundamental no desenvolvimento de projetos para os designers (de moda, de produto, de interiores), arquitetos, artistas, figurinistas e outras áreas que englobam a economia criativa.
A Ecomaterioteca torna-se uma ponte entre a academia e o mercado, entre o mercado e o consumidor ao propor a discussão sobre as possibilidades da moda sustentável e disponibilizar o conhecimento sobre novas formas de criar produtos de design sustentável.
1 @ecomaterioteca
2 Tecido oriundo de reciclagem de aparas têxteis; embalagens de PET; matéria-prima
certificada. Exemplos: Reciclagem de garrafas PET, reciclagem de resíduos têxteis, reciclagem
de cascas de arroz (amaciante).
3 Tecido produzido com o menor impacto ambiental ou que proporcione esse aspecto no seu
ciclo de vida. Exemplos: Tecidos orgânicos (manejo responsável, livres de produtos tóxicos);
produzidos com corantes biodegradáveis, bioamaciantes; promovem a economia de água na
sua fabricação e/ou durante o seu ciclo de vida do produto.
4 Tecidos naturais e saudáveis que são fabricados de maneira responsável (sem agrotóxicos e
pesticidas). Utiliza menor quantidade de energia consumida em uma plantação convencional.
Exemplos: Algodão orgânico, lã orgânica, seda orgânica, cânhamo orgânico.
5 Tecidos produzidos com fio de poliamida Amni Soul Eco biodegradável. Exemplos: Os tecidos
com essa tecnologia se decompõem em menos de 3 anos após serem corretamente
descartados em aterros sanitários.
CURADORIA E PRODUÇÃO EXECUTIVA DA ECOMATERIOTECA
Denise Frade, Gabriela Leite Marcondes Schott.

Foto: J.Urias

Foto: J.Urias


Foto: @betostanio

Foto: @betostanio

Foto: @gioppifotografia

Foto: @gioppifotografia
Leia mais: