Lucas Machado

Dia Nacional do Futebol

Dia Nacional do Futebol

Dia Nacional do Futebol

Por Lucas Machado

19 de julho é o Dia Nacional do Futebol. A data foi criada pela CBD, atual Confederação Brasileira de Futebol, CBF, em 1976, para homenagear o primeiro time registrado como clube no Brasil, o Sport Clube Rio Grande, da cidade gaúcha de Rio Grande, o mais antigo clube em atividade do Brasil, fundado em 1900. Fora do país, o futebol é comemorado em outra data, no dia 26 de outubro.

Em 19 de julho é celebrado, no Brasil, o Dia Nacional do Futebol. A data foi escolhida pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 1976, em homenagem ao time mais antigo do país em atividade, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, fundado no dia 19 de julho de 1900.

Com a profissionalização do futebol, foram criados alguns clubes que hoje consideramos os “grandes do futebol brasileiro”, como Fluminense (1902), Corinthians (1910), Grêmio (1903), Internacional (1909), Atlético Mineiro (1908), Palestra Itália (1914) – atual Palmeiras, entre outros. E alguns clubes de remo, esporte popular na época, criaram departamentos de futebol, como é o caso do Botafogo (1904), Flamengo (1911) e Vasco da Gama (1915).

Para coordenar a expansão do futebol, as ligas que estavam sendo criadas e uma seleção nacional para competir em Mundiais de Futebol e Olimpíadas, em 1916, foi criada a Confederação Brasileira de Desportos (CBD). No mesmo ano surgiu também a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol).

Mas, uma coisa é consenso: o futebol é uma paixão mundial. Milhares de pessoas praticam este esporte, torcem (e sofrem) pelo seu time e param o mundo quando o assunto é Copa do Mundo…

E 2014 está quase aí, ano em que o Brasil vai parar! Pelo motivo do futebol ser tão importante no Brasil é que hoje a bola deve rolar!

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

Guerreiro Nelson Mandela

Próximo

Marilyn Monroe