DestaquesLucas Machado

Dia Mundial do Rock

Dia Mundial do Rock

Dia Mundial do Rock

Como hoje é o Dia Internacional do Rock, vou falar um pouco da origem dessa data histórica. Em 1984, o irlandês Bob Geldof, cantor, ator, compositor e ativista político, criou um super grupo chamado Band Aid para mobilizar e arrecadar fundos para ajudar a pobreza na Etiópia. Geldof, que é muito influente no meio artístico, chamou a atenção de várias estrelas da música que fizeram questão de participar do projeto como voluntários. O resultado desse trabalho, o single “Do They Know It’s Christmas?”, foi campeão de vendas em tempo recorde, vendendo 3 milhões de cópias na primeira semana.

Grupo Band Aid na gravação do single “Do They Know It’s Christmas?”.

 

Um ano depois, no dia 13 de Julho, Bob Geldof criou um super festival conhecido como Live Aid. O festival aconteceu simultaneamente no Wembley Stadium em Londres, para um público de 72 mil pessoas, e no John F. Kennedy Stadium na Filadélfia, para aproximadamente 100 mil pessoas. O evento foi transmitido ao vivo para mais de 150 países com uma audiência de 1.9 bilhões de telespectadores via rádio e televisão. Uma das maiores transmissões globais da história. Foram arrecadados nesse dia mais de 150 milhões de Libras Esterlinas, dinheiro esse revertido para ajudar a pobreza na África.

Festival Live Aid, em 1985.

 

O evento contou com a participação de grandes nomes da música como: Bob Dylan, Mick Jagger, Keith Richards, Sting, Elvis Costello, U2, Dire Straits, David Bowie, The Who, Elton John, Paul MacCartney, Neil Young, Tom Petty and The Heartbreakers, Eric Clapton, Phil Collins (que tocou em Londres, pegou um voo  e tocou na Filadélfia no mesmo dia), entre vários outros artistas.

Desde então, o dia 13 de Julho ficou conhecido como o Dia Mundial do Rock!

 

Geldof já foi nomeado para o Prêmio Nobel da Paz por duas vezes, em 2006 e 2008, e tem vários prêmios de reconhecimento mundial, por suas campanhas ativistas em prol de países pobres da África.

 

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

Atitudes no trabalho

Próximo

Acessórios de inverno