DestaquesRaissa Fortes

Design Brasil

Design Brasil

Design Brasil

Foto: Sérgiojmatosdesign

Destrinchando

Por Raissa Fortes

Sérgio Matos é um Designer de Produtos mato-grossense que coleciona prêmios nacionais e internacionais e colabora para fortalecer a imagem do design brasileiro. Une o design com o artesanato de forma sublime através do feito à mão, com calor humano e com selo da originalidade, preservando técnicas e saberes ancestrais.

Segundo Sérgio,o rumo do design é a identidade. As pessoas estão buscando nos produtos referências que tenham a ver com suas histórias e vivências. As peças são desenvolvidas em conjunto com as comunidades indígenas do Amazonas e combinam o design com o feito à mão.

Com o Projeto Brasil Original, artesões e artesãs das comunidades indígenas conseguem o aumento de renda com a venda das peças. Como exemplo, um grupo do Amazonas vendeu no máximo um total de R$ 3 mil em uma determinada feira. Depois que as peças passaram pela direção de Sérgio Matos, na primeira feira realizada, o resultado foi um pedido de R$ 80 mil.

Assim o design e o artesanato juntos agregando valor às peças e à comunidade, além de resgatar a cultura brasileira e preservá-la através de produtos únicos e personalizados. Vale a pena conferir todo o trabalho do designer Sérgio Matos, pois além do valor artístico, há um valor social que o design gera na sociedade, que não é somente estético utilitário.

Confira as fotos:

Design Brasil 4

Foto: Habitus Brasil

 

 

 

Design Brasil 1

Foto: divulgação

Design Brasil 7

Design Brasil 6

Design Brasil 5

 

Gostou da matéria? Então me segue lá nas redes sociais @raissafortesdesign. Se você tem dúvidas e sugestões, mande seu e-mail para raissafortes@hotmail.com.
Beijuss e até!

Leia mais:

Dança e saúde

Loucuras Lúcidas

Raissa Fortes

Raissa Fortes

Raissa Fortes é Designer de Ambientes, Desenhista, Advogada, observadora e curiosa, entusiasta do Design, das Artes e do comportamento humano.

A verdade sobre o amor e minha doce criatura
Anterior

A verdade sobre o amor e minha doce criatura

Gosto das palavras
Próximo

Sabor das palavras