Alexandra SantosDestaques

Desenvolvimento Humano

Desenvolvimento Humano

Desenvolvimento Humano 2

Foto: Divulgação

Destrinchando

Por Alexandra Santos

A gravidade do quadro de pobreza e miséria, mantém uma preocupação e leva a refletir sobre suas influências no social e, principalmente, na área de atuação junto da família, na qual as políticas públicas ainda se percebem mais expressivas.

Para a família pobre, marcada pela fome e pela miséria, a casa representa um espaço de privação, e instabilidade dos laços afetivos e também de solidariedade. Este tema tem como objetivo apontar a vulnerabilidade da família pobre que, desassistida pelas políticas públicas, se vê impossibilitada de responder às necessidades básicas de seus membros, favorecendo o aprofundamento do debate acerca da construção de alternativas para o fortalecimento da família e suas comunidades. Trata-se de um estudo de campo, explorado, fundamentado na teoria da representação social.

Alguns instrumentos são utilizados para a coleta de dados. Testes livre de palavras, e entrevistas semi estruturadas. Os resultados geralmente mostram que “família” representa sentimentos que carregam em si dois valores, agregador/desagregador, associada à imagem de família real e sonhada construída a partir da interação dos sujeitos no seu cotidiano, influenciando e sendo influenciada por relações familiares conflituosas, geradas a partir da pobreza a que estão sujeitas.

Morando em favelas sem saneamento básico e tampouco o mínimo de condições de uma vida humanamente decente; são milhares de crianças e adolescentes que buscam, nas ruas, sua sobrevivência, como resultado da inexistência de programas de assistência social eficazes e contínuos, que permitam uma estabilidade social a essa população carente.

É imprescindível pensar que, através de programas sociais pode-se construir e reconstruir os vínculos familiares, assim como toda a sociedade. A promoção e apoio às famílias vulneráveis através de políticas sociais bem articuladas e focalizadas. O Reconhecimento das mesmas como objeto de políticas públicas constitui fator decisivo para atingir objetivos no desenvolvimento humano.

Dando acesso à educação, saúde, alimentação, moradia e proteção integral às suas crianças e adolescentes.

Leia mais:

Renascimento do Brasil

Reportagens sensacionalistas

Alexandra Santos

Alexandra Santos

Certificada PMD-Pro - Gerenciamento de projetos profissional de desenvolvimento internacional. PM4NGOS/ Word Vision Internacional / CARE Internacional

Certificada RARO PROJECT -Training Center - Gerenciamento de projetos com PRINCE 2 - FATEC Faculdade de Tecnologia DP Comércio

PRINCE 2 - RARO PROJECT Training Center.

Diretora de Projetos de Desenvolvimento Social - Instituto Relute

Homens de 50 anos
Anterior

Homens de 50 anos

Homem Cirurgia Plástica
Próximo

Homem Cirurgia Plástica