DestaquesFitnessLucas Machado

Desculpas mentiras

Desculpas mentiras

Desculpas mentiras

Por Lucas Machado

Desculpas e Mentiras

É muito comum nos dias de hoje onde não precisamos ser jornalistas, nem muito menos detetives particulares para descobrir as pequenas e grandes mentiras, mais ao meu ver as mentiras geram automaticamente desculpas.

É normal vermos grupos de amigos e de trabalho conversando, sobre novelas, futebol entre outras coisas da vida cotidiana.

Afinal a comunicação está presente nem que seja em grupos de zazap e redes sociais, que já nem mais sei se essa palavra tem que ser escrita com letra minúscula devido sua importância dentro do contexto de sociabilização, mesmo que 70% das pessoas inseridas parecem viver no conto de fadas.

Mas independente das redes o que faz as pessoas mentirem e dar tantas desculpas. Para justificar a culpa ou o resultado insatisfatório em todas as áreas da sua vida, ou em alguma específica.

Um dos maiores sites americanos de ofertas de trabalho, fez uma pesquisa para tentar entender o por que tantas desculpas proferidas pelos funcionários de empresas. Acreditem tinha tudo que você possa imaginar mais, algumas eu tenho que citar aqui pois é muito sem noção. Tipo: “Meu cachorro comeu minha chave”, “O despertador estragou”.

Doenças de todos os tipos, é tanta imaginação que fiquei pensando se isso fosse usado para melhorar a vida de cada um ou o desempenho profissional, seria uma maravilha. O grande problema é que elas vão minando o caráter e personalidade, prejudicando a vida pessoal e profissional.

A pergunta que fica. Para que gastar tanta energia com isso?

A Franqueza também é um dos atributos geradores de credibilidade. Falar a verdade, por pior que seja, sempre irá somar.

Agora o pior mesmo é colocar a culpa nos outros pelo seu fracasso. Por que não fazer o mesmo com o sucesso. Se tem uma coisa que não podemos esquecer, que você é o culpado pelos seu atos. Por que essa tendência de terceirizar e justificar o mal desempenho, não cola mais né irmãozim.

Colocar a culpa na crise, na política e economia apesar de não precisar falar nada para tal constatação, pode ser uma boa opção.

Não adianta discursos prontos, ou aqueles feitos por um parente ou amigo. Nem muito menos falar bonito. É muito melhor fazer bonito e concluir seus atos em verdade.

Lembre-se: O vencedor nunca desiste. O fracassado nunca conclui suas coisas a não ser que use a mentira seguida de uma boa desculpa. O covarde nem tenta.

Boas atitudes que compensam e vale a pena: Escolha perdoar em vez de atacar. Orar em vez de fofocar. Escolha dar em vez de tomar. Perseverar em vez de desistir. Ao final amar em vez de odiar.

E lembre-se quem quer fazer faz e que não quer fala mentiras e da desculpas.

 

 

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

Noel Rosa

Próximo

Escola de Samba