DestaquesRaissa Fortes

Decor: Hierarquização X Integração

Decor: Hierarquização X Integração.

Decor: Hierarquização X Integração.

Por Raissa Fortes

Não sei se vocês se lembram, mas há pouco tempo atrás os espaços dentro das casas e suas funções eram bem diferentes.

Existia uma sala de visitas com uma mesa para só para visitas, louças exclusivas para visitas – as vezes nunca eram usadas – e uma outra mesa, mais simples, longe de tudo, para o dia a dia. Existia um quarto só para TV, onde todos se aglomeravam. As cozinhas eram espaços privativos dos que ali trabalhavam.

Essa distribuição espacial são resquícios de uma herança burguesa do século passado, na qual se acreditava nas hierarquizações dos cômodos de forma a refletir a hierarquia social existente. A sala de visitas como vitrine do que gostariam de refletir socialmente, a cozinha destinada apenas a funcionários ou membros da família que exerciam aquela função de servir e aos demais espaços da casa, para a convivência da família.

Me lembro muito bem quando a sala de visitas era quase um santuário. Não se podia entrar, brincar ou apenas desfrutá-la em vão. Ficavam aqueles ambientes fantasmas, com quadros fantasmas entre almofadas e louças fantasmas.

sala

Hoje podemos ver a mudança social refletida nos nossos ambientes de forma mais integrada, menos hierarquizada, mais híbrida. Temos menos espaço e aprendemos a aproveitá-los mais. A cozinha virou o coração da casa, curiosamente de forma cíclica – como se fosse uma releitura de tempos antigos, nos quais a cozinha tinha o mesmo valor. Salas integradas são mais valorizadas e modernas e salas apenas para TV é raridade. Se antes era hierarquização, hoje em dia Integração é a palavra de ordem.

Beijuus e até!

 

Raissa Fortes

Raissa Fortes

Raissa Fortes é Designer de Ambientes, Desenhista, Advogada, observadora e curiosa, entusiasta do Design, das Artes e do comportamento humano.

Anterior

Praticando Gentileza

Próximo

Vale do Loire