DestaquesDestrinchando

DÉCIO NOVIELLO reviverá happening da década de 1970

DÉCIO NOVIELLO reviverá happening da década de 1970

DÉCIO NOVIELLO reviverá happening da década de 1970

Destrinchando

 

O artista mineiro Décio Noviello realiza o happening Do Corpo à Terra, que marcou a inauguração do Palácio das Artes na década de 1970 junto a vários novos artistas que emergiam no cenário nacional da época.

Desta vez, o artista de 89 anos reviverá a intervenção no Passeio Niemeyer, espaço fronteiriço entre o Parque Municipal Américo Renné Giannetti e o complexo cultural, colorindo o ambiente com granadas de fumaça de cores vibrantes.

As granadas do happening de Noviello, utilizadas pelo exército brasileiro e até do Vietnã, transgridem as práticas militares e são utilizadas de forma lúdica, artística e com contornos políticos. Em 1970, com a intenção de “colorir a
paisagem”, o artista soltou as granadas em diferentes locais do Parque Municipal, antecipando o que os críticos e curadores contemporâneos chamaram de “pintura em campo expandido’’.

A intervenção foi refeita, também, durante a abertura da exposição Cor Opção, no mês de agosto passado e que ocupa a galeria Genesco Murta do Palácio das Artes até 21 de outubro, reunindo diferentes períodos da produção artística de Noviello.

A mostra integra a edição 2018 do Programa ArteMinas, iniciativa da Fundação Clóvis Salgado para valorizar a produção artística mineira.

Leia mais:

Dia nacional de conscientização e prevenção à obesidade

Estilo de Roberto Cavalli personificação da vida de luxo

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Como viver com mais produtividade na cidade
Anterior

Como viver com mais produtividade na cidade

Mamalu Confiserie 8
Próximo

Mamalu Confiserie