Destaques

Cultura nerd

Cultura nerd

Cultura nerd

Destrinchando

CULTURA NERD é tema da próxima mostra do Cine Humberto Mauro

O Cine Humberto Mauro apresenta, durante o período de férias, a mostra A Vingança Nerd. Contando com diversos eixos temáticos, serão exibidos mais de 40 longas produzidos na década de 80 que tratam da figura Nerd e seu universo em diferentes aspectos e grupos sociais, abordando a evolução de seu estereótipo – passando pela imagem de pessoas excessivamente intelectuais e obsessivas com assuntos que não são de interesse da maioria, com falta de habilidades sociais fora do meio em que se encontram, e pelas representações que fogem dessa marca. A curadoria é assinada por Bruno Hilário e Vítor Miranda, da Gerência do Cine.

Os filmes buscam mostrar as diversas representações da cultura nerd, desde as produções mainstream até as mais segmentadas. O nome da mostra é uma homenagem a uma das primeiras representações dessa tribo urbana – que coloca essas figuras como protagonistas, subvertendo os estereótipos usados até então –, o longa dirigido por Jeff Kanew, A Vingança dos Nerds (1984), que será exibido. A mostra é um tanto saudosista e busca trazer para o cinema um público variado – desde aqueles que cresceram na década de 80 até os mais jovens.

A Vingança Nerd contará com a Maratona Nerd Ficção Científica,no dia 27 de julho, com exibições no cinema e nos jardins internos do Palácio das Artes da trilogia De Volta Para O Futuro, o primeiro Matrix, o primeiro Jurassic Park e os quatro primeiros filmes da série Star Trek.

Universo Nerd – Das ficções científicas à Cultura Trash, as exibições buscam comtemplar os mais variados segmentos do mundo Nerd. Como destaque, os cultuados Blade Runner – O Caçador de Andróides (1982), de Ridley Scott, Tron – Uma Odisséia Eletrônica (1982), de Steven Lisberger, O Exterminador do Futuro (1984), de James Cameron, e Clube dos Cinco (1985), de John Hughes.

Dedicados ao universo Geek, os longas Jogos de Guerra (1983), de John Badham, no qual um aficionado porinformática se conecta acidentalmente ao sistema de defesa americano e provoca a Terceira Guerra Mundial, e o clássico

Curtindo a Vida Adoidado (1988), de John Hughes, que narra um dia do protagonista Ferris Bueller e seus planos para burlar as regras da escola e da família em busca de diversão com a namorada e o melhor amigo, fazem parte da mostra.

Já a Cultura Trash, termo comumente utilizado na década de 1980 para definir produções de baixo valor cultural, produzidas com orçamentos muito enxutos e com narrativas bastante violentas, está presente nos longas O Vingador Tóxico (1984), de Michael Herz, Trash – Náusea Total (1987), de Peter Jackson, Stallone Cobra (1986), de George P. Cosmatos e Palhaços Assassinos do Espaço Sideral (1988), de Stephen Chiodo.

Ao universo Otaku, expressão de origem japonesa utilizada para designar pessoas que são consideradas fãs extremistas da cultura oriental, a mostra conta com as animações de ficção futurista Akira (1988), de Katsuhiro Otomo, e Vampire Hunter D (1985), de Toyoo Ashida.

As exibições contam ainda com os longas de Tim Burton Batman (1989), e Os Fantasmas se Divertem (1988), o clássico Duro de Matar (1988), de John

McTiernan, Robocop – O Policial do Futuro (1987), de Paul Verhoeven, Conta Comigo (1986), de Rob Reiner, Os Goonies (1985), de Richard Donner, Os Caça-Fantasmas (1984), de Ivan Reitman, e Mad Max 2 – A Caçada Continua (1981), de George Miller.

Com sessões dubladas especiais para as crianças – e para os pais se divertirem com os pequenos – o Cine Humberto Mauro fará exibições dos longas Querida, Encolhi as Crianças (1989), de Joe Johnston, e A História Sem Fim (1984), de Wolfgang Petersen.

História Permanente do Cinema – O Cine Humberto Mauro dá continuidade às sessões comentadas do História Permanente do Cinema, contando com exibições nas quintas-feiras, às 17h. Durante a Mostra A Vingança Nerd, serão exibidos Star Wars – Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977), de George
Lucas; o grande precursor do estereótipo Nerd Bola de Fogo (1941), de Howard Hawks; um dos primeiros longas a colocar uma mulher como heroína de uma ficção científica, Barbarella (1968), de Roger Vadim; e uma das ficções científicas mais influentes de todos os tempos, Alien, O Oitavo Passageiro (1979), de Ridley Scott.

Leia mais:

Bella Falconi – Entrevista

Alfaiate Bárbara Santiago

Destrinchando

Destrinchando

Construções sustentáveis
Anterior

Construções sustentáveis

10 pessoas mais poderosas do mundo 8
Próximo

10 pessoas mais poderosas do mundo