DestaquesFoodThiago Chiericatti

COZINHA ESPANHOLA

COZINHA ESPANHOLA

COZINHA ESPANHOLA

Por Chefe Thiago Chiericatti

Colheres pelo Mundo volta com uma receita clássica da gastronomia espanhola. A tortilha espanhola ou simplesmente tortilha (em espanhol: tortilla de patatas) é uma espécie de omelete, feita com ovos e batatas fritas. É comum levar cebolas, dependendo da região onde é feita. As batatas devem ser cozinhadas lentamente primeiro no óleo ou azeite de oliva, para que encharquem e amoleçam, dando a consistência ideal para o prato.

O primeiro documento conhecido com menção à tortilha espanhola é de Navarra. Trata-se de um documento de origem anônima, chamado “Memorial de la ratonera”, dirigido às Cortes em 1817, onde se mostram as condições miseráveis em que vivem os camponeses, em comparação com os habitantes de Pamplona e Ribera.

Após listar vários dos alimentos consumidos pelos camponeses, há uma citação que diz “…dos o três huevos en tortilla para cinco o seis, porque nuestras mujeres la saben hacer grande y gorda con pocos huevos mezclando patatas, atapurres de pan u otra cosa…” (dois ou três ovos em uma tortilha para cinco ou seis pessoas, porque nossas mulheres sabem prepará-la grande e pesada mesmo com poucos ovos, misturando batatas, pedaços de pão ou outras cositas más)

INGREDIENTES : 3 batatas médias 1 cebola 4 ovos 1 xícaras de óleo Cebolinha Sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARO: Descasque as batatas e corte-as em meias-rodelas bem finas Corte a cebola também em meias-rodelas porém, um pouco mais grossas. Esquente o óleo em uma frigideira e frite as batatas e a cebola em fogo médio, quando as batatas estiverem macias. Retire tudo da frigideira com a ajuda de uma escumadeira. Bata os ovos em uma tigela até que fiquem espumantes. Acrescente as batatas e cebola aos ovos e tempere com cebolinha, sal e pimenta. Misture bem Esquente uma frigideira (de preferência antiaderente) com um pouquinho de óleo e jogue a mistura. Cozinhe em fogo baixo até que a parte inferior fique dourada Depois disso, vire a massa e doure do outro lado. Pode ser servida quente ou fria.

 

Confira mais receitas do chefe:

Pão de queijo

Prato Chileno

Thiago Chiericatti

Thiago Chiericatti

Thiago Chiericatti já esteve a frente de grandes restaurantes em Belo Horizonte e na Itália. Passando pelo restaurante topo do mundo, Vila Floriano e o respeitado Giussepe Trattoria em Milão. O chef Chiericatti está em grande evidencia no mercado da gastronomia por sempre ser ousado em arriscar novas receitas.

BAIXA AUTOESTIMA
Anterior

BAIXA AUTOESTIMA

Próximo

DICAS PARA NÃO ADOECER NO INVERNO