DestaquesDestrinchando

Corrida de avião

Corrida de avião

Corrida de avião

Por Jack Bala

Eu tenho um amigo muito engraçado e que tá sempre soltando umas pérolas. Outro dia me lembrei de uma. Numa conversa sobre Hot Rod’s, ele veio com seu projeto. Queria que eu montasse para ele uma Vemaguete, que entre outras modificações, teria um motor V8 e buzina de avião… Foi uma risada geral, só de imaginar um avião buzinando…

Muitas vezes, coisas improváveis acontecem e, por vezes, a gente nem se dá conta de que algumas coisas, por mais absurdas que possam parecer, acontecem. Não avião com buzina, né, Ieieu?

Existe uma modalidade de competição que pode parecer absurda, mas que  tem ganhado força e o apoio de marcas realmente fortes. É a aviação desportiva. Ela começou por volta de 1909, contando com os maiores fabricantes de aviões e os melhores pilotos. Participavam celebridades e a realeza.

airrace1

Mais tarde, grandes companhias aéreas também participaram dessas corridas.

Em 1921, os EUA criaram reuniões nacionais do ar, que mais tarde viraram as corridas nacionais do ar. Em 1929, as mulheres entraram na parada e foi também instituído o Derby Nacional das Mulheres e que passou a fazer parte do calendário nacional.

As corridas nacionais do ar aconteceram até 1939. O evento mais importante e que sobreviveu ao circuito por mais de 10 anos foi a Corrida Área de Cleveland, que se encerrou em 1949.

Em 1964, um rancheiro e piloto de Nevada organizou uma prova que retomou o circuito de corridas áreas, criando o Reno Air Race, que mais tarde se tornou a National Championship Air Races e acontece todo mês de setembro, desde 1966. Esse evento dura cinco dias e atrai aproximadamente 200.000 pessoas.

airrace2

Esse tipo de competição acontece em percursos feitos através de pilões altos, uma espécie de torre, por onde os pilotos, de seis categorias diferentes, têm que contornar. É como se fosse um circuito oval, só que no ar.

airrace7-1

Porém, em 2003, uma grande empresa resolveu inovar e foi criada a Red Bull Air Race World Series. Nessa competição, os pilotos têm que voar por uma série de “portas”, demarcadas pelos mesmos pilões e desenvolver uma série de manobras predeterminadas, no menor tempo possível.

airrace8

Essa competição acontece pelo mundo e dentre os vários países que já sediaram esse tipo de prova, o recordista de público é o Brasil, que contou com mais de 1 milhão (isso mesmo, 1 milhão!) de espectadores no Rio de Janeiro.

airrace11

Pequenos aviões são preparados, da mesma forma como os carros de corrida são, para máximo desempenho, tanto na velocidade quanto nas manobras, e o que se vê é um show de técnica de pilotagem, com manobras incríveis.

airrace3

airrace4-1

airrace6-1

O Brasil tem uma equipe patrocinada por uma grande empresa de petróleo e que participou de todo o circuito do ano passado. Como é uma modalidade onde não temos tradição, os resultados são tímidos, ainda mais diante das feras europeias e americanas, que já dominam esses circuitos há muitos anos.

airrace9

Fica a dica. Uma competição muito boa de assistir, mesmo pela televisão, pois as manobras, mesmo dos que não vencem as provas, são sempre agressivas e com uma alta carga de adrenalina e as câmeras instaladas nos Cockpits dão um show a parte, mostrando todo o esforço dos pilotos lutando contra as forças G (força da gravidade na terra e que aumenta ou diminui de acordo com o movimento feito) no momento das manobras.

 

Destrinchando

Destrinchando

Anterior

Cabeças

Próximo

Modelismo