DestaquesDestrinchando

Coral Lírico de Minas Gerais

Coral Lírico de Minas Gerais

Coral Lírico de Minas Gerais

Destrinchando

Coral Lírico de Minas Gerais vai da música sacra ao jazz em nova apresentação do sarau ao meio-dia. Confira;

Com a proposta de estimular a fruição da música coral para diferentes públicos, a Fundação Clóvis Salgado realiza mais um Sarau ao Meio-Dia, gratuito, com o Coral Lírico de Minas Gerais. Sob regência do maestro assistente Augusto Pimenta, e acompanhamento do pianista Fred Natalino, serão interpretadas obras sacras, como Ave Maria, do compositor Felix Mendelssohn, até medleys de negro spirituals e jazz.

Segundo o maestro, a composição de Mendelsson demonstra grande maestria ao explorar habilmente diferentes texturas corais. “No início da peça a oposição entre uma melodia solo e o coral escrito a oito vozes cria um efeito de grandiosidade sem perder em suavidade e doçura”, ressalta Pimenta.

Dando continuidade ao programa, o CLMG interpreta Madrigal, do compositor Gabriel Fauré. “A música de Fauré se caracteriza por coloridos sonoros muito peculiares estruturados com impecável refinamento harmônico e elegância composicional”.

A canção I Can tell the world, com arranjo de Moses Hogan, também faz parte da apresentação. Segundo o maestro, Hogan é um dos principais arranjadores de Spirituals, e demonstra grande virtuosismo nesta obra. “I Can tell the world é cheia de alegria, dinamismo e swing.

É sempre recebida com muito entusiasmo pelo público”, conta. A animação, no entanto, não para por aí: um medley de negro spiritual e jazz, arranjado pelo pianista Fred Natalino, encerra o concerto. “Este arranjo foi escrito especialmente para o espetáculo do Coral Lírico de Minas Gerais em conjunto com a banda Happy Feet Jazz Band e com os dançarinos do grupo Behoppers, que aconteceu na última semana.

Fred Natalino costura brilhantemente um mosaico de temas e fragmentos musicais criando um arranjo cheio de inventividade, vitalidade rítmica e sofisticação harmônica”, conclui.

O Sarau ao Meio-Dia é uma iniciativa da Fundação Clóvis Salgado para a difusão gratuita da música coral, em diferentes espaços.

No Foyer do Grande Teatro do Palácio das Artes, o Coral Lírico de Minas Gerais interpreta repertório
variado, atraindo a atenção de quem passa pela região central de Belo Horizonte durante o horário do almoço. Com formato mais descontraído, com os coristas ocupando diferentes espaços do Foyer, o Sarau Lírico cria um clima propício à interação entre a plateia e os cantores.

PROGRAMA

Ave maria
Felix Mendelssohn
Madrigal
Gabriel Fauré
I can tell the world

Traditional Spiritual – Arr.: Moses Hogan

SARAU AO MEIO-DIA – CORAL LÍRICO DE MINAS GERAIS
Local: Foyer do Grande Teatro do Palácio das Artes

Data: 05/06 (terça-feira)
Horário: 12h
Entrada gratuita

Informações para o público: (31) 3236-7400

Leia mais:

Digníssimas e Democráticas

Estúdio Veste

Destrinchando

Destrinchando

Décor inverno 16
Anterior

Décor inverno

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais
Próximo

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais