ComportamentoDestaquesHomemLucas Machado

CONVENCER, ARGUMENTAR E PERSUADIR

CONVENCER, ARGUMENTAR E PERSUADIR

CONVENCER, ARGUMENTAR E PERSUADIR

Destrinchando – Por Lucas Machado

Argumentar é a arte de convencer e persuadir. Convencer é saber gerenciar a informação, é falar sobre a razão do próximo, demonstrando e provando.

Etimologicamente, significa vencer junto com o outro (com+vencer) e não contra o outro. Persuadir é saber gerenciar a relação, é falar a emoção do outro. A origem dessa palavra esta ligada a preposição per, “por meio de. Significa fazer algo por meio do auxílio divino”.. Mas convencer é construir algo no campo das ideias.

Quando convencemos alguém esse alguém passa a pensar como nós. Persuadir é construir no terreno das emoções, é sensibilizar o outro a agir. Quando persuadimos alguém. esse alguém realiza algo que desejamos que ele realize.

Muitas vezes conseguimos convencer pessoas, mas não conseguimos persuadir as mesmas. Podemos convencer um filho de que o estudo é importante e, apesar disso, ele continua negligenciando sua tarefas escolares.

Podemos convencer um fumante de que o cigarro faz mal a saúde, e, apesar disso, ele continua fumando. Algumas das vezes a pessoa já esta persuadida a fazer alguma coisa e precisa apenas ser convencida. Precisa de um empurrãozinho racional de sua própria consciência ou de outra pessoa, para fazer o que deseja.

É um caso de um amigo que quer comprar um carro de luxo, tem dinheiro para isso, mas hesita em fazê-lo, por achar mera vaidade. Precisamos apenas dar-lhe uma boa razão, para que ele faça o negócio.

As vezes a pessoa pode ser persuadida sobre alguma coisa sem estar convencida. É o caso para quem acredita em cartomantes, por exemplo entre outras anomalias nesse âmbito, apesar de racionalmente não acreditarem nisso.

Isso nos faz pensar que por mais que já vivemos experiências parecidas amigos parente e próximos de nós quebraram a cara com o que insistimos em dizer para quem gostamos faça o caminho certo, por mais que haja convencimento, persuasão e argumentos sólidos a pessoa terá que passar pela prova para entender o por que que no Japão nenhum senhor fica de pé em lugar algum, sempre comem primeiro nas refeições e tem todo um processo para os mais velhos, pois lá eles realmente os escutam.

Para os que acreditam nas escrituras sagradas o Rei Salomão e profeta, chegou a ouvir do senhor:” Salomão de tudo que existe nessa terra você pode pedir o que quiser que lhe darei”. A resposta: Senhor me dê sabedoria e a fé. Na moral eu pediria a mesma coisa hoje depois de anos de vida. Pois com essas duas ferramentas se vence tudo.

Leia mais:

Entrevista Tico-Santa-Cruz

Entrevista Casagrande

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA

HOMEM ACESSÓRIO
Próximo

HOMEM ACESSÓRIO