DestaquesDestrinchando

Confira o melhor material para bancadas

Confira o melhor material para bancadas

Destrinchando

Por Letícia Pimenta

Muita gente tem dúvida sobre qual bancada escolher e acaba optando por uma não muito adequada. Estamos aqui para acabar de uma vez com isso! Vamos analisar um pouco os materiais disponíveis, as vantagens e desvantagens de cada um para os ambientes?

A escolha do material da bancada deve ser feita de acordo com o ambiente em que ela vai ser instalada e como vai ser utilizada. É uma bancada de banheiro, lavabo, cozinha ou espaço gourmet? É uma obra residencial ou comercial? É essencial saber o uso da bancada, pois cada material tem suas vantagens e desvantagens com relação à resistência, manutenção, estética e preço.

BANHEIROS E LAVABOS

Os banheiros não possuem muitas restrições, mas deve-se atentar aos detalhes. Quase todos os materiais estão liberados, sendo mais comuns os de pedras naturais brancas como mármores e granitos, mas não podemos esquecer de pedir sempre a impermeabilização da pedra direto na marmoraria, pois vários itens do banheiro podem manchar essas pedras como sabonetes muito coloridos, enxaguantes bucais e até mesmo maquiagem.

A madeira é um material muito permeável, mas podem ser usada em lavabos que costumam ficar menos molhados. Porém é bom lembrar que nesse caso devemos dar preferencia as cubas com prancha de mármore ou outro material nas laterais e a limpeza deve ser feita com muita atenção, já que mesmo impermeabilizada não pode ter muito contato com a água.

COZINHA

 

 

Agora sim começa o desafio! Hoje a cozinha não é mais um ambiente para somente preparar as refeições, já que a cada dia estão mais integradas as salas e aos ambientes de lazer, por isso a beleza é essencial. Muitas pessoas que tem como
hobby cozinhar dão o destaque principal da casa a cozinha.
Os materiais para as bancadas devem ser resistentes, fáceis de limpar e capazes de suportar altas temperaturas, como a de uma panela quente. Por muito tempo os mármores foram banidos das cozinhas por serem menos resistentes a alguns
elementos como agentes químicos, frutas acidas e frutas vermelhas, legumes como a beterraba e bebidas como vinho. Atualmente estão liberados desde que sejam
impermeabilizados.

O Quartzo/Silestone está em alta, principalmente pela sua beleza e uniformidade, por ser um material sintético possui uma grande variedade de cores, estilos e acabamentos. Também se destaca quanto à resistência a mancha, manutenção e durabilidade, mas não tem resistência a altas temperaturas. Um outro ponto negativo é que por ainda não ter fabricantes no Brasil o preço é mais alto do que as pedras
naturais.

Devido a essas desvantagens citadas nos materiais acima, os granitos e porcelanatos ainda estão dominando o mercado Brasileiro, pois são materiais de muita resistência e praticidade os dois atentem muito bem a todos os quesitos necessários para cozinha.

ESPAÇO GOURMET

Não muito diferente da cozinha, os materiais utilizados no Espaço Gourmet precisam de cuidados especiais, já que a maioria desses locais possuem incidência solar em algum momento do dia. Para isso é preciso um material com resistência a raios UV. As churrasqueiras também podem ficar embutidas na bancada ou revestida pelo mesmo material, então também precisamos de uma atenção especial para a resistência a altas temperaturas.

O Quartzo/Silestone possui baixa resistência aos raios UV e a altas temperaturas, podendo desbotar e manchar com o contato sol e trincar com uma churrasqueira embutida, por exemplo, por isso mais uma vez os mais utilizados para a área são os granitos e porcelanatos.

Existem inúmeros materiais como quartzos, Silestone, mármores, granitos, vidros, concreto, Nanoglass, Corian, porcelanato, inox, madeira, Dekton, Aglostone entre outros. Mas não existe uma regra, a bancada deve atender as necessidades da sua casa e o seu orçamento. Procure sempre saber as especificações e fichas técnicas dos materiais que pretendem utilizar.

E você qual material esta pensando em usar na sua bancada? Me conta nas redes sociais @classeenenharia. Se você tem duvidas e sugestões, mande um e-mail para
contato@classeengenharia.com.br.

#TeVejoNaObra

Beijos e Boa Reforma.

Leia mais:

Economia Criativa

Letícia Pimenta

Letícia Pimenta

Letícia Pimenta Duarte, engenheira civil e empreendedora. Sócia da Classe Engenharia, especialista em reformas residenciais e comerciais. Apaixonada por inovações e pelas diversas formas da engenharia.

Anterior

Torta Twix Low Carb

Próximo

líquidos saudáveis