Alexandra SantosDestaques

Conceito de Responsabilidade social e investimento social

Conceito de Responsabilidade social e investimento social

Conceito de Responsabilidade social e investimento social 4

 

 

 

Destrinchando

Por Alexandra Santos

O assunto sobre responsabilidade social, tem tomado conta dos debates empresariais trazidos por organizações sem fins lucrativos.

No Brasil, a valorização da responsabilidade social ganhou forte impulso, através da ação de entidades não governamentais.

O conceito de responsabilidade social é relacionado ao investimento social.

Algumas organizações sem fins lucrativos cuja existência está voltada para disseminar o conceito de investimento social privado e estimular a sua prática, dando apoio à criação de institutos ou fundações, que definem claramente este conceito como sendo recursos alocados em benefício da sociedade.

Trabalhando continuamente e pesquisando na área social vejo uma realidade de que, a visão assistencialista, uma forma de compensação do mercado, que transfere para os excluídos, as sobras geradas pelo processo de concentração enraizada na cultura brasileira, é realmente um dos grandes impedimentos a uma ação transformadora da bruta realidade social na qual vivemos.

Pensar no investimento social, recursos investidos com o objetivo de ganho para sociedade e que produzem riquezas econômicas está longe de se tornar uma prática cotidiana. Por um lado, pela falta de conhecimento de como se fazer uma ação social estratégica e por outro lado pela visão puramente assistencial de se trabalhar com as pessoas excluídas da sociedade e a visão de gasto despesas que devem ser repassadas à sociedade em razão de emergências específicas ou da necessidade de pagamento de dívidas sociais, e não de investimento nesta área.

Está na hora de acordarmos para a realidade.

Vários movimentos já existem no nosso país com este propósito. É preciso que haja de fato um engajamento das empresas brasileiras nestas propostas espalhadas pelo país, coordenadas por organizações sérias, transparentes e de competência.

Interessante pensar que, começando pela educação, com escola de qualidade, oportunidades de crescimento pessoal, desenvolvimento de habilidades, justiça, distribuição equitativa da renda e respeito aos direitos humanos acredito que possamos chegar um dia a uma sociedade sadia e a um país bom de se viver.

 

Leia mais:

UFMG e Fundação Dom Cabral

Complicação

Alexandra Santos

Alexandra Santos

Certificada PMD-Pro - Gerenciamento de projetos profissional de desenvolvimento internacional. PM4NGOS/ Word Vision Internacional / CARE Internacional

Certificada RARO PROJECT -Training Center - Gerenciamento de projetos com PRINCE 2 - FATEC Faculdade de Tecnologia DP Comércio

PRINCE 2 - RARO PROJECT Training Center.

Diretora de Projetos de Desenvolvimento Social - Instituto Relute

Vivemos sempre à espera de algo
Anterior

Vivemos sempre à espera de algo

Açúcar é encarado pelos médicos como um vício
Próximo

Açúcar é encarado pelos médicos como um vício