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Como prevenir o colesterol

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Controle das taxas de colesterol pode prevenir AVC e infarto.

Dieta balanceada e a prática de atividade física estão entre as principais medidas para reduzir as altas taxas de colesterol e evitar o acometimento de doenças graves.

O último dia 08 foi marcado pelo Dia Nacional de Controle do Colesterol. A data é oficializada pelo Ministério da Saúde, a fim de reduzir o nível da doença. Em decorrência das altas taxas de colesterol na população, a Sociedade Brasileira de Cardiologia alterou os valores de referência para o colesterol – para pacientes com risco cardíaco alto, o índice passou a ser abaixo de 50 mg/dl, sendo que antes o ideal era de 70; e para pacientes que não têm fatores de risco podem ter o índice de até 130 mg/dl. Apesar de essencial para o organismo, o excesso de colesterol pode levar ao infarto, insuficiência cardíaca ou acidente vascular cerebral (AVC).

Utilizado pelas células para o revestimento das membranas celulares e a sintetização de hormônios e sais biliares, o colesterol é dividido em dois tipos, que, popularmente, são conhecidos como o bom (HDL) e o ruim (LDL). O primeiro é responsável por remover o excesso de colesterol das artérias, enquanto o segundo é o formador das placas de gordura que prejudicam a passagem do sangue pelos vasos sanguíneos.

Segundo o médico nutrólogo Lucas Penchel, o aumento do índice de colesterol funciona como um fator agravante para o surgimento de doenças. “Doenças graves, como angina, hipertensão arterial, AVC e infarto de miocárdio, estão associadas as altas taxas do colesterol.

Evitar o excesso no sangue funciona como prevenção a problemas mais sérios”, afirma. Cerca de 70% do colesterol é produzido pelo nosso organismo e 30% provém da alimentação, no entanto, existem fatores de risco que possibilitam também o aumento exacerbado das taxas, como a tendência genética ou hereditária, o sedentarismo, tabagismo e a obesidade.

Penchel explica que como os alimentos ricos em gordura saturada, gordura trans e açúcar, elevam os níveis de LDL, o mais indicado para abaixar as taxas do colesterol é evitar estes alimentos e investir em uma dieta pobre em gordura e rica em frutas, legumes e fibras. Além da alimentação, a prática de atividade física é imprescindível para o sucesso no tratamento. “Adotar hábitos saudáveis é o primeiro passo para reduzir as taxas do colesterol. Aliada a uma dieta balanceada e estipulada por um profissional, a atividade física contribui para o controle do peso, que auxilia no equilíbrio do colesterol”, esclarece.

Como a alimentação não é a única condição relacionada a alta do colesterol, outros fatores que também elevam as taxas devem ser tratados ou vigiados para evitar problemas futuros maiores. “Uso de cigarro e álcool em excesso influencia as taxas de colesterol, por isso devem ser evitados. Já quem possui um histórico familiar propício ao colesterol elevado, um acompanhamento multidisciplinar semestral e uma dieta para o controle dos níveis são as indicações principais”, pontua.

Para quem segue com as taxas controladas, o alerta também vale. A ingestão diária de água, alimentos com baixo teor de gordura, frutas, legumes, verduras e fibras; a prática de pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, ou seja, três dias por 50 minutos; a exclusão de hábitos, como o uso de cigarro e a diminuição do consumo de álcool; e a busca por um acompanhamento anual com um profissional, são quatro passos que garantem a manutenção das taxas de colesterol no organismo e evitam doenças graves, que podem levar ao óbito.

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