DestaquesLucas Machado

Colômbia eleições

Colômbia eleições

Colômbia eleições

Por Lucas Machado

Em votação muito apertada, o Povo Colombiano desaprovou em sua maioria a paz entre o governo e as Forças Revolucionárias da Colômbia (As Farc).

O plebiscito ocorreu neste domingo, dia 02 de Outubro. O que seria um marco, nas relações políticas e econômicas na Colômbia, foi derrubada pelo seu próprio povo.

As urnas foram abertas de 08:00 as 16:00 horas. A pergunta do Plebiscito era exatamente a seguinte: “Você apoia o acordo final para o fim do conflito e a construção de uma paz estável e duradoura?”

Ao final 51,6% dos eleitores optaram pelo não, e o sim foi a soma de 49,77%. Foram as urnas o total de 12.803.986 de votos validados e 13.061.087 votos no total.

O resultado para a maioria dos países Latinos, não era o esperado, pelo fato de que a história de guerras entre os dois já prolonga a anos, e a soma das mortes de um enfrentamento de 52 anos já matou mais de 260.000 mil pessoas.

Apesar do cessar-fogo ao longo dos anos , na Colômbia nasceram e cresceram diversos outros grupo militares e Paramilitares, não só de esquerda como de direita.

O mais conhecido deles em atividade é o Exército de libertação Nacional (ELN). Agora é saber se mesmo com o povo contra As Farc, irão sair da guerra. Pois querendo ou não abre uma brecha para novos grupos.

Mas como chegamos a esse plebiscito:

O acordo entre o Governo e as Farc foi feito na cidade de Cartagena das índias. Reunindo todos os tipos de autoridades do país e de todo o mundo. Um detalhe, todos os presentes estavam vestidos de branco a cor que simboliza a paz.

Depois de anos de negociação entre representantes do Governo e rebeldes em Havana, na capital do pais Cubano. No acordo a proposta era colocar fim em um dos maiores conflitos armados vividos na América Latina.

Mas não passou pelo povo e agora ao presidente atual da Colômbia, Juan Manuel Santos, em declaração depois das votações disse que irá sentar com todos os grupos e tentar resolver o que nas urnas não foi possível.

Agora é aguardar de uma coisa podemos ficar atentos a Farc sempre foram muito violentas não é atoa que a Europa apoiou a ação, mas os americanos não engoliram muito, diante de várias declarações de autoridades americanas. As duas perguntas que ficam. A primeira será que irá durar mesmo essa pacificação? E a segunda quais os motivos dos americanos duvidarem da mesma.

É importante lembra que os EUA são os maiores consumidores de Cocaína do mundo, até o México aparecer, pois possui uma localização altamente privilegiada. E como o Rei do Cartel de Medelín, o Dom Pablito, só existe na ficção das telas, agora nos resta aguardar as cenas dos próximos capítulos.

HASTA!?

 

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

Savassi radio

Bike Fashion 31
Próximo

Bike Fashion