DestaquesRaissa Fortes

COBOGÓ

COBOGÓ

COBOGÓ

Por Raissa Fortes

Os cobogós são elementos vazados, inicialmente feitos de cimento, utilizados na arquitetura e decoração. Teve sua origem na cidade do Recife na década de 1920 e o seu nome deriva das iniciais dos sobrenomes de seus idealizadores, os engenheiros Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis.

Inspirado na arquitetura moura o elemento que consiste em treliças de madeira instaladas nas sacadas e janelas das casas, no intuito de permitir a abertura destas sem para tanto possibilitar que as mulheres fossem vistas da rua.

O cobogó foi a solução encontrada pelos três engenheiros para amenizar as condições climáticas no interior das casas nordestinas e levantar paredes sem vedar a entrada de ar nos ambientes. Uma ideia simples e barata, que se popularizou rapidamente, passando, nos anos de 1940 e 1950, a ocupar o interior das casas através de divisórias de ambientes.

Foi utilizado em grandes construções, tornando-se um elemento presente na estética da arquitetura moderna brasileira através de grandes nomes como o icônico Oscar Niemeyer e mais tarde pelos Irmãos Campana. Por conta dessa larga utilização caiu em desuso por um tempo, por ter sido considerado um elemento pejorativo ou vulgar, sendo usado apenas para os fundos das edificações.

Como a moda e as tendências andam em círculo, o cobogó ganhou cara nova e deixa a decoração com ares modernistas e sofisticada, mantendo sua função primordial de ventilação e iluminação natural. Podem ser moldados com cerâmica, argila, vidro e ganharam cores divertidas e requintadas.

Um elemento versátil e extremamente útil, possui ainda um viés romântico através das rendas esculpidas pela luz e sua luminosidade. Trazendo charme e aconchego ao ambiente de forma sustentável. Tudo isso com uma invenção genuinamente brasileira.

Confira mais fotos que a autora nos reservou para sua matéria que nos exemplifica as obras feitas com COBOGÓ:

Beijusss e até!

Leia mais:

Ana Paula Padrão

Entrevista Casagrande

Raissa Fortes

Raissa Fortes

Raissa Fortes é Designer de Ambientes, Desenhista, Advogada, observadora e curiosa, entusiasta do Design, das Artes e do comportamento humano.

Anterior

SOBRE AS MULHERES

Próximo

CONECTADOS