DestaquesDestrinchando

Claves – Brasil

Claves – Brasil

Claves - Brasil 3

Destrinchando

Por meio de uma metodologia lúdica e participativa, são desenvolvidas ações educativas centrada na prática de fatores de proteção e na redução de fatores de risco frente à violência infantojuvenil. A metodologia, testada e aprovada, foi desenvolvida no Uruguai há mais de 20 anos e alcança atualmente, 16 países da América Latina. Oficina

A oficina

“Brincando nos fortalecemos para enfrentar situações difíceis – BNF” é uma proposta metodológica de prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes. É implementada por meio de oficinas lúdicas grupais desenvolvidas por educadores, técnicos e pessoas que atendem em organizações que trabalham com crianças e/ou adolescentes.

Jogos e atividades Lúdicas

Através de jogos e atividades lúdicas, crianças e adolescentes desenvolvem fortalezas cognitivas, afetivas e relacionais frente à violência sexual. As oficinas permitem uma aproximação progressiva à temática, de uma maneira positiva, utilizando um kit de materiais didáticos desenvolvidos especialmente para este objetivo.

PÚBLICO-ALVO

Pessoas que trabalham com crianças e adolescentes em projetos sociais, escolas, igrejas, entre outras (professores, educadores sociais, psicólogos, assistentes sociais, líderes comunitários e pessoas ligadas à educação cristã nas igrejas, pais, mães, pessoas interessadas no tema).

Permite ao participante

• Abordar conceitos fundamentais relacionados à temática dos maus-tratos e da violência sexual contra a criança e o adolescente;

• Identificar sinais de violência sexual em crianças e adolescentes e as melhores práticas de intervenção;

• Conhecer os fatores de risco em relação ao problema;

• Explorar uma metodologia de intervenção que colabore para dinamizar fatores de fortalecimento pessoal, fornecendo estratégias de solução de problemas e de redução dos danos causados pela violência;

• Desenvolver um programa de oficinas lúdicas e participativas com crianças e adolescentes para a promoção de uma cultura de proteção e prevenção à violência.

Duração da oficina: 24 horas – Material Didático:

Kit Brincando nos Fortalecemos para Enfrentar Situações Difíceis (manual, jogo de dominó, canções, danças, jogos teatrais, quebra-cabeça, entre outras ferramentas e material de apoio).

As oficinas acontecem sob demanda e têm um custo baseado na hora/aula de consultores, logística, guia metodológico, entre outros materiais para participantes e para a oficina em geral.

Claves - Brasil 2

Leia mais:

Desafios da Responsabilidade Social

Entrevista Tico-Santa-Cruz

Destrinchando

Destrinchando

Blábláblá
Anterior

Blábláblá

Como usar e perfumes masculinos 1
Próximo

Como usar e perfumes masculinos