DestaquesFitnessLucas MachadoThiago Chiericatti

Ceviche

Ceviche

Ceviche

Por Chefe Thiago Chiericatti

Uma primeira versão do Ceviche é registrada como sendo de cerca de 2000 A.C. entre o povo Mochica do litoral norte do Peru, onde o peixe era marinado em suco de tumbo ou curuba (um fruto similar ao maracujá).

Os Incas faziam algo similar usando “chicha”, bebida fermentada de milho. Ainda em tempos pré-colombianos foi acrescentada a pimenta “aji”, muito picante, hoje obrigatória nesse prato.

O limão só veio a ser usado a partir do século XVI com a chegada dos espanhóis, sendo hoje indispensável nas receitas. Ceviche, que pode ser reconhecido por: cebiche ou seviche. É um prato da culinária peruana baseado em peixe cru marinado em suco de limão ou lima ou outro cítrico.

O essencial é que o pescado seja branco (sem muita gordura, nem músculo vermelho, como o sangacho do atum), mas de carne firme; camarão, lagosta ou até mesmo polvo, podem também ser usados. Laranjada Azeda também pode ser usada, mas um cítrico que lhe dá um gosto especial é a lima, um pequeno limão com a casca e a polpa esverdeadas.

Um importante ingrediente da preparação do ceviche é o “leche de tigre”, suco feito com o peixe marinado na lima com os outros componentes. O nome “leite” se deve à de cor branca e o “tigre” ao fato desse molho ser usado no Peru para curar “ressacas” e para dar força a quem o ingere.

Outros ingredientes “obrigatórios”, pelo menos no Peru onde é considerado o “prato nacional”, são a cebola e o piri-piri ou pimenta (no sentido brasileiro).

Ingredientes acessórios, mas aparentemente muito importantes naqueles países, são as algas , o milho, ou a batata-doce, ou seja, um “legume” para dar mais “consistência” ao prato.

A salsa, o coentro e outros “cheiros verdes” também são quase sempre utilizados. Pode servir-se como entrada, acompanhado com milho tostado, milho fervido (mote) e batata doce (camote). Ou pode ser o prato principal de uma refeição, acompanhado com batatas “portuguesas” ou doces cozidas, ou milho cozido.

Ingredientes e Modo de Preparo :

400 gramas de salmão limpo 200 ml de suco de limão Cebola roxa fatiada em rodelas bem finas Coentro picado Salsa picada Sal a gosto Pimenta a gosto 250 ml de Azeite 4 dentes de Alho picados Corte o salmão em cubos pequenos, coloque em uma tigela e despeje o suco de limão e o alho.

Deixe reservado por 10 minutos. Acrescente a salsa, o coentro e o azeite e mexa bem, tempere com o sal e pimenta. Lave a cebola em água gelada e acrescente ao ceviche, misture bem e está pronto para servir.

Confira outros pratos:

Cebola Outback

Massa à ópera Norma

Thiago Chiericatti

Thiago Chiericatti

Thiago Chiericatti já esteve a frente de grandes restaurantes em Belo Horizonte e na Itália. Passando pelo restaurante topo do mundo, Vila Floriano e o respeitado Giussepe Trattoria em Milão. O chef Chiericatti está em grande evidencia no mercado da gastronomia por sempre ser ousado em arriscar novas receitas.

Anterior

10 Dicas de etiquetas

Próximo

FLAs 2017