DestaquesDestrinchando

Caveiras, Hot Rods e a moda masculina

Caveiras, Hot Rods e a moda masculina.

161dab836ffbab526abd25a982b89e22

Os símbolos da caveira, em suas diversas variações, serviram para vários propósitos. Desde a Jolly Roger, que figurava na bandeira dos navios piratas caribenhos, para mostrar todo poder mortífero de sua tripulação, até a sua aparição na primeira capa de um disco de rock no mundo (Gratefull Dead), ela tem nos acompanhado através dos tempos.

pp

 

No mundo automotor, ela também tem seu espaço. E pode ter vários formatos e configurações, servindo a todas as tribos, dos carros, motos e demais veículos motorizados.

Um exemplo disso é a caveira com os ossos cruzados, que simboliza o perigo. Palavra que sempre acompanha quem se envolve com esportes motorizados ou mesmo gosta de uma máquina mais forte.

Foto: Divulgação.

Ela também pode simbolizar o veneno, palavra hoje pouco utilizada, mas que sempre representou o mundo dos motores bravos. Quem nunca ouviu falar que “um motor estava envenenado”?

As aplicações são as mais variadas possíveis e a imaginação é o limite no uso da caveira como forma de decoração, seja nos carros, motos e afins. Manoplas de câmbio, setas, faróis, suporte de placas, enfim, o mercado hoje é abastecido com uma infinidade de produtos com esse tema, para todos os gostos e bolsos.

Foto: Divulgação.

Os amantes desse tipo de veículo, seja carro ou moto (ou outro qualquer), também tem à disposição toda uma gama de opções também para a moda, que já foi restrita a grupos específicos, como motociclistas e roqueiros, mas que hoje, infelizmente (na minha forma de ver) perdeu um pouco da identidade, já que, por puro modismo, a caveira foi adotada pelo público em geral, que viu nela uma “moda” e de repente, todo mundo “achou legal” usar coisas com caveiras.

6f1fc742b9f3dfe3d994caa6f768e9bf

0e0ca9214242b47f4bb4ab5ecdb7bf7c

  1. 6ecab8d676f63dde7c0344646a368105

 

Camisas, bonés, tênis, anéis, pulseiras, enfim, virou moda mesmo. Usada por que nem sabe por que está usando algo com uma caveira. Com isso, o símbolo perdeu um pouco de sua identidade. O que antes era uma referência para rebeldia, diferença e contestação, passou a ser apenas um acessório como outro qualquer, podendo ser usado em bolsas, vestidos e acessórios de moda daqueles que só vão na onda, sem nem saber em que ela é baseada, e outras coisas que nem de longe guardam relação com o uso do malvado símbolo.

8465380ffe8ac1318df827f9aefc29a4

a87044e1d6e54708d9fa6d14de8d0730

Eu, particularmente, espero que seja apenas uma moda e como toda moda, passe, deixando assim o uso do símbolo para quem realmente dá valor a ele e saiba por que o está usando.

 

 

Destrinchando

Destrinchando

Anterior

João Pedro Guim

Próximo

Risoto de Camarão e Lula