DestaquesPaulo Solmucci

Caixa de surpresas

Caixa de surpresas

O tilintar da caixa de surpresas

O segredo do sucesso de um pequeno bar é o mesmo de uma pequena livraria, de uma pequena floricultura, de um pequeno café. Basta misturar tudo. Reúna cada um desses negócios em um mesmo lugar, por menor que seja esse lugar. Eis uma fórmula que vem sendo aplicada no mundo inteiro.

Caixa de surpresas

Até mesmo as grandes livrarias já não se sustentam mais só com a venda de livros. O negócio de livros se tornou crítico com o comércio ‘online’, isto é, o que é feito pelo computador, pela internet. Diante da tela, o sujeito escolhe o que quer, e a mercadoria chega até sua casa, via correio. O trânsito está cada dia pior. Crescem as entregas em domicílio, sejam as das pizzas, dos remédios ou dos livros.

Mas só o fato de o negócio oferecer uma diversidade de produtos e serviços, já o torna mais charmoso, convidativo, original. A fórmula se aplica a estabelecimentos de qualquer tamanho, inclusive aos diminutos pontos comerciais dos bairros. O barzinho ou a lanchonete da vizinhança será muito mais acolhedor se dispuser de algumas mesinhas e cadeiras, se nele houver uma maquinazinha de café expresso, se tiver livros de bolso em um canto, se em um espaçozinho qualquer existir uma prateleira com plantinhas e flores.

Em cada pedacinho do estabelecimento, uma agradável descoberta, capaz de iluminar os olhares, provocar exclamações, abrir sorrisos. Ao converter o seu estabelecimento em uma caixa de surpresas, você se surpreenderá, também, com o sucessivo tilintar da sua caixa registradora.

Paulo Solmucci

Paulo Solmucci

Paulo Solmucci - Presidente da ABRASEL (Associação brasileira de bares e restaurantes).

Anterior

15 melhores músicas

Desert Boot
Próximo

Desert Boot