Lucas Machado

Biologia sintética

Biologia sintética

Biologia sintética pode curar ressaca? Daqui a pouco, sim.

O que você pensaria se escutasse um grupo de jovens falando que fungos fluorescentes podem indicar má qualidade, validade vencida ou adulteração de uma bebida? Alucinados? Não. Eles são considerados os novos hackers: os cientistas da Synbio ou biologia sintética.

Biologia sintética

Este fungo que promete acabar com a ressaca ainda não existe mas já está em estudo por um grupo de jovens estudantes da USP. Estes pesquisadores são capazes de programar seres humanos da mesma forma que os hackers escrevem os códigos de computador ou “ seja podem desenhar formas de vida da mesma forma que um designer projeta um objeto”.

No Brasil, ainda estão restritos à USP, no mundo existem laboratórios coletivos como o Genspace, o BioCurious ou em laboratórios caseiros. O movimento faça você mesmo (DIY) é muito popular entre estes pesquisadores que preferem utilizer suas habilidades para desenvolver soluções comerciais que realmente tragam benefícios ao meio ambiente e a sociedade ao invés de dedicar seu tempo a algo que só traria benefícios para as empresas.

Maiores contribuições: Tratamento para Aids, biotecnologia, sustentabilidade, sociedade, indústria alimentícia, indústria de plásticos, bebidas alcólicas.

Para saber mais busque na internet: BioCurious , Genspace, Lab de Garagem, iGEM, biobricks.

 

Lucas Machado

Lucas Machado

Escritor, profissional de Marketing e Comunicação.

Anterior

Cambista Virtual

Próximo

10 roqueiros mais estilosos